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DELBIN, Simone; Silva, Vanessa. Inserção de simulação computacional de conforto ambiental em cursos de arquitetura e urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

Nos cursos de graduação de Arquitetura e Urbanismo no Brasil, conforto ambiental, eficiência energética e projeto arquitetônico são normalmente tratados como áreas distintas de conhecimento, o que se reflete na qualidade dos projetos elaborados pelos alunos, futuros arquitetos. Fica clara então a necessidade de inserção de alguma ferramenta ou método que possa ser aplicado em ensino e ajude a preencher a lacuna entre tópicos teóricos de conforto ambiental e a prática de projeto. Como uma tentativa neste sentido, foi elaborada uma metodologia de ensino adaptada às características da grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP. Uma disciplina eletiva foi oferecida aos alunos da graduação do curso a fim de testar, entre outros, sua resposta à ferramenta de simulação e de definir o melhor momento para inserção no currículo. A disciplina foi dividida em dois blocos: o primeiro revisou conceitos de conforto e o segundo, os introduziu no contexto do programa de simulação previamente selecionado (ECOTECT). O oferecimento da disciplina de simulação em paralelo ou no semestre imediatamente seguinte a primeira disciplina de conforto (térmico), pode auxiliar na fixação do conteúdo aprendido e na utilização de simuladores nas disciplinas de conforto seguintes, maximizando o benefício de utilização destas ferramentas de projeto. Os alunos mostraramse bastante receptivos à utilização do programa. A observação no atelier de projeto seguinte indicou que a maioria deles pareceu incorporar a metodologia de simulação ao processo de projeto.

Abstract

In architectural design teaching at undergraduate level in Brazil, environmental comfort and energy efficiency have been traditionally kept as separate knowledge domains. To help overcome these problems a new discipline is being formulated to introduce students to building simulation. The discipline was offered to undergraduate students in an elective basis in order to evaluate the best moment to insert it in the regular curriculum. The discipline was divided into two blocks: the first on was dedicated to review comfort concepts; and the second introduced students to the simulation tool (ECOTECT). The results of this experience showed that a simulation discipline should be at the same semester as the first comfort discipline or on the following semester. This way it would help students assimilate the subject learnt and keep students using the simulation tool during their following comfort disciplines and design studios. The students were very receptive to use the simulation tool and have already incorporated the simulation methodology into their design practice as observed during their design studio.
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