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Cordeiro, Vinícius Seabra et al. Análise da oferta e demanda do mercado imobiliário em Natal-RN. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada junto a empresas construtoras visando analisar a oferta com a demanda do mercado imobiliário da cidade de Natal. O objetivo principal do trabalho é analisar e avaliar a oferta de imóveis de uma determinada localidade, tendo como enfoque a interpretação da demanda com base nas principais variáveis e características consideradas condicionantes do sucesso ou não das vendas destes imóveis. As variáveis principais são relativas as características físicas do imóvel, atributos de localização, estágio das construções e preço de venda. Foram estudas as características de 117 imóveis que foram lançados no período de 1995 a 2001 na cidade de Natal e comparado com uma pesquisa de mercado realizada no em 1995, com o objetivo de acompanhar a oferta de imóvel comparando-a com a demanda prevista na pesquisa de mercado. Como resultado pode-se concluir que o mercado ofereceu aos seus clientes imóveis com características que os mesmos desejavam, e também pode-se perceber os novos nichos do mercado imobiliário da cidade de Natal

Abstract

This paper presents a research prepared among construction companies in order to analyze the offer and demand of a real state market of Natal. The Main purpose of this paper is to analyze the market offers of real state of a specific location, focusing demand interpretation based on the main variables and characteristics considered as a condition to selling to be a success or unsuccessful. The main variables are related to physical characteristics of a real state, location, and construction phase as well as financing period. It was studied characteristics of 117 real state properties, offered between 1995 and 2001 in Natal and compared with a real state research done in 1995. The purpose of this comparison was to evaluate the earlier demand that the 1995 research indicated. As result, we can conclude that the market offered to the clients real state with desired characteristics as well as we can perceive new market niches for the real state market in Natal.
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