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MALITE, Maximiliano et al. Monitoramento das deformações na estrutura metálica da ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná durante o lançamento. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE PATOLOGIA DE LAS CONSTRUCCIONES, 5., CONGRESO DE CONTROL DE CALIDAD, 7., 1999, Montevidéu. Anais… Montevidéu, 1999. p. 1071-1078.
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Resumo

A ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná é uma das maiores obras da engenharia brasileira concluída nos últimos anos. A estrutura metálica, com 2600 m de comprimento, foi montada em quatro trechos soldados no canteiro de obras, sendo posteriormente lançados até atingirem sua posição definitiva. Na fase de lançamento, as extremidades dos trechos atingiam um balanço de 100 m, além de atuar uma elevada força concentrada nas barras do banzo inferior, em posições distantes dos nós. Um dos trechos foi instrumentado com extensômetros elétricos e durante uma operação de lançamento foram medidas as deformações específicas e avaliadas as tensões em diversos pontos da estrutura, sendo então comparadas aos valores teóricos.
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