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Jacó, Rosana Maria de Sousa; Araújo, Nelma Mirian Chagas de. A terceirização de serviços em empresas construtoras que aderiram ao PBQP-H. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Resumo

A busca pela melhoria da qualidade com a implementação do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) e a disseminação das normas ISO (International Organization for Standardization) são sinais de mudança no setor da construção civil. Na Paraíba, dezenove empresas construtoras estão em fase de qualificação pelo PBQP-H com o intuito de alcançarem a qualificação nível A e, principalmente, melhorarem a qualidade dos seus produtos e os seus índices de produtividade. A terceirização de serviços tem ocupado, cada vez mais, espaço dentro das empresas construtoras, haja vista que tem por objetivo elevar a produtividade e qualidade da produção, cumprir prazos mais rigorosos e flexibilizar a produção com custos mais baixos do que se teria com mão-de-obra própria. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa efetua um diagnóstico sobre a terceirização de serviços em seis das dezenove empresas paraibanas que estão implementando o PBQP-H. O diagnóstico aponta as características de cada empresa, as principais dificuldades e os benefícios oriundos da terceirização de serviços. Em seguida, o trabalho apresenta, também, algumas considerações sobre o tema em foco, objetivando servir de ferramenta para estudos futuros, além de evidenciar as vantagens gerenciais que as empresas podem obter através da utilização da terceirização de serviços.

Abstract

The desire to better the quality with the implementation of PBQP-H (Brazilian Program of Quality and Productivity in the Habitat) and dissemination of norms ISO (International Organization for Standardization) are signs of changes in the civil construction sector. In Paraíba, nineteen construction companies are being evaluated by PBQP-H in order to get the qualification level A and mainly to better the quality of their products and their indices of productivity. Construction companies are more and more using third party services as their objective is to raise their production, reach deadlines and better manage production with lower costs than they would have with own labormen. Thus, this project makes a diagnosis about third party services in six of the nineteen companies in Paraíba that are implementing the PBQP-H. This diagnosis points out the characteristics of each company, the main difficulties and the benefits generated by third party services. Following that, the project also shows some consideration about the theme in focus, aiming to act as tools for future studies, besides evidencing managerial advantages that the companies can obtain through third party services.
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