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Lima, Lívia Melo de et al. Ventilação natural em edifícios escolares: avaliação da variação de altura de captadores de vento. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais… São Paulo: ANTAC, 2004.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 29 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 40
Índice h: 5  
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Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 6

Resumo

As regiões de clima quente e úmido são caracterizadas pela baixa amplitude térmica e nível de umidade alto. Uma das estratégias bioclimáticas mais eficientes para se obter bons níveis de conforto térmico nas edificações é o aproveitamento da ventilação natural. Em Maceió os arranjos arquitetônicos adotados nas edificações escolares, caracterizados por um corredor central e salas em ambos os lados, não favorecem uma boa ventilação no interior das salas. Neste contexto, este trabalho investigou o desempenho da ventilação natural no interior das edificações escolares, obtida com o auxílio de captadores de ventos, localizados acima do corredor central. A metodologia utilizada foi baseada em simulações computacionais utilizando o software PHOENICS 3.4, baseado na mecânica dos fluidos computadorizada, fornecendo dados de velocidade, direção e sentido dos ventos. Considerou-se o ângulo de incidência dos ventos de 45° e duas alturas de captadores de vento (1,5m e 3m acima da coberta). No modelo com captador de 3m de altura houve um incremento de 33% na velocidade da ventilação natural em relação ao modelo com captador de 1,5m de altura. Os resultados demonstram a potencialidade dos captadores de vento para incremento do conforto térmico, sem a utilização de equipamentos mecânicos em ambientes escolares.
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