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Cavalcanti, Fernando Antonio; Cândido, Christhina Maria; BITTENCOURT, Leonardo. Avaliação da ventilação natual em espaços de sala de aula a partir da implantação de pérgulas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 433-442.
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Número de Trabalhos: 29 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 40
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Resumo

O presente trabalho apresenta a análise do desempenho da ventilação natural em salas de aula pela influência da utilização de pérgulas, em regiões de climas quente e úmido. Estes dispositivos permitem a circulação do ar e a proteção solar, além de promover a integração entre os espaços interiores e exteriores, sendo assim, adequado para a região. Objetivando aumentar o conforto térmico e diminuir o consumo de energia elétrica em ambientes escolares com dimensões de 36m2 e pé direito de 3,00m. Os resultados obtidos através das simulações do software PHOENICS 3.4 são importantes para estudantes e arquitetos, ao elaborar o projeto, pois possibilita identificar arranjos arquitetônicos mais adequados para edificações escolares no clima quente e úmido, a fim de melhorar o desempenho ambiental destes espaços construídos. Visto que as administrações dos estabelecimentos escolares não possuem recursos suficientes para utilizar aparelhos mecânicos com finalidade de refrigeração. Fazendo-se necessário um bom projeto bioclimático, por meio de vias passivas, para proporcionar melhores condições de conforto térmico aos usuários.

Abstract

This paper presents the analysis of the performance from natural ventilation in classrooms thought by influence from utilization of pergolas, in warm humid climates. These devices allows the circulation of the air and solar protection, over there of promote the integration among the interior spaces and exteriors, such being the case, adequate for region. With the objective of go up the comfort thermal and abate the expenditure of electric power in environments scholastic with dimensions of 36m2 and right foot of 3,00m. The results gotten through the simulations of software PHOENICS 3,4 are important for students and architects, when elaborating the project, therefore it makes possible to identify to arrangements more adequate architectural for pertaining to school constructions in the hot and humid climate, in order to improve the ambient performance of these constructed spaces. Since the administrations of the pertaining to school establishments do not possess resources enough to use mechanical devices with refrigeration purpose. Becoming necessary a good bioclimático project, by means of passive ways, to provide better conditions of thermal comfort to the users.
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