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LEAL, Thalianne; BITTENCOURT, Leonardo; Cândido, Christhina Maria. Estudo do desempenho do peitoril ventilado para aumentar a ventilação natural em escolas. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 997-1004.
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Resumo

A crise de energia deflagrada em 2001 no Brasil revelou o nível de desperdício energético do país. A necessidade de ampliar-se a eficiência energética em diversos setores da economia brasileira saiu do discurso governamental, atingindo a população em geral. Diante das conseqüências dessa crise, a discussão sobre o desperdício energético das construções foi intensificada. A demanda para a concepção de edifícios com maior eficiência energética foi incrementada. Estas construções deveriam primar pela utilização de meios passivos de refrigeração e iluminação que apresentem menor dependência dos meios mecânicos, como aparelhos de ar condicionado e sistemas de iluminação artificial. Para o bom aproveitamento das condições regionais, adequando a edificação ao clima, o desempenho de diversos componentes arquitetônicos, entre eles os peitoris ventilados, necessita de maior investigação. Este trabalho investiga a adoção do peitoril ventilado, componente arquitetônico como forma de melhorar a distribuição do fluxo de vento em ambientes escolares. Pretende verificar o desempenho quantitativo e qualitativo desse componente em relação à ventilação natural. Os resultados demonstraram que o peitoril ventilado apresentou-se capaz de aumentar o fluxo de ar no interior das salas estudadas, particularmente no plano de trabalho dos estudantes.

Abstract

The energy crises occurred in Brazil in 2001 has shown the energy waste existing in the country. The need for increasing the energy efficiency in many sectors of the Brazilian economy has reached the general public in addition to the existing government discourse. Facims the consequence of the crises, the discussion on the energy waste has been intensified. The demand higher energy efficiency buildings design was highlighted. These buildings should rely on the use of passive means to active cooling and day lighting, which decrease the demand for air condo training and artificial lighting systems. To table advantage of regional conditions, adapting buildings to the climate, the performance of architectural components, such as the “ventilate sill”, needs further investigations. This paper examines the use of a “ventilate sill”, a buildings component able to improve natural ventilation in classrooms. It intends to evaluate the quantitative and qualitative influence of the component in the airflow inside the studied classrooms.
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