Mais informações

TRISTÃO, Ana Maria Delazari. Uso da Internet como ferramenta de pesquisa científica na educação tecnológica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, 2001, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2001.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 23 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O trabalho aborda o uso da internet em sala de aula, como uma ferramenta de pesquisa técnico-científica. Para evitar-se problemas de dispersão e centrar as aulas nos sites mais úteis as pesquisas são conduzidas a partir de uma home page construída pelo professor. Nesta home page tem-se links de várias categorias de informação tais como: associações de classe, bibliotecas virtuais, ferramentas de busca, entidades normativas no mundo, órgãos gestores e de fomento à pesquisa no Brasil. O professor solicita a cada aluno um trabalho de pesquisa numa determinada categoria de informação, cujos resultados serão apresentados em seminário para toda a classe. O professor faz a mediação enfatizando a importância do uso da internet principalmente no processo de pesquisa bibliográfica. Os alunos com e sem experiência no uso da internet, ao final da disciplina sentem-se motivados a continuar usando esta valiosa ferramenta de pesquisa. Ao final do trabalhos, novos sites importantes são descobertos e a home page do professor intitulada “ Guia de Sites Úteis na Internet para a Construção Civil” é atualizada, a partir destas novas descobertas e aprimorada para as próximas turmas de alunos bem como para os que já fizeram a disciplina, pois o guia acaba se tornando uma ferramenta de trabalho e pesquisa para todos. Palavras-chave: Internet, Educação Tecnológica, Pesquisa Bibliográfica, Construção Civil.
-