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KRÜGER, José Adelino; GONTIJO, Leila Amaral. O reconhecimento pelos carpinteiros de situações inadequadas verificado em matrizes de conteúdos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Resumo

Este estudo verificou a eficácia de um processo de educação para o trabalho de carpinteiros, aplicando a análise ergonômica do trabalho. A tarefa foi analisada, com todas as suas implicações, condicionantes e a estrutura de sua organização. As atividades executadas pelos carpinteiros foram observadas, tendo um levantamento fotográfico registrado todos os passos necessários à execução dos serviços. O reconhecimento inicial pelos carpinteiros de situações agressivas, arriscadas e inadequadas no seu próprio trabalho foi verificado com a utilização de uma matriz de relação de conteúdos. Foi produzido um manual de procedimentos contendo todos os passos da tarefa, enfatizando as situações inadequadas, as posturas agressivas e os riscos em relação à segurança do trabalho. Este manual foi utilizado para conscientizar os trabalhadores a respeito das atitudes necessárias para minimizar os efeitos daquelas situações indesejadas. Para a verificação da eficácia deste processo, a nova percepção dos carpinteiros a respeito das situações foi registrada com a utilização das matrizes. A análise das matrizes anteriores e posteriores à intervenção permite a conclusão de que o processo é altamente eficaz, aumentando a conscientização dos trabalhadores. O manual de procedimentos materializa a principal contribuição deste estudo para a melhoria das condições de trabalho dos carpinteiros.

Abstract

This article deals with the carpentry tasks at construction sites, applying the ergonomic analysis of the work. The study intended to verify the efficiency of an education process. The carpentry tasks were analyzed, including the implications, the conditioning factors and the work organization. The activities performed by the carpenters were observed, and a photographic register showed all the required steps. The carpenters’ recognition of aggressive postures, risks and inadequate situations was verified by using Contents Relationship Tables. A Procedures Manual was organized, containing all the steps of the task and emphasizing inadequate situations, risks and aggressive postures required by the task. This manual was used in an “on-the-job” training process, with the purpose of making workers aware about these unfortunate happenings. The efficiency of the process can be verified by observing the new Contents Relationship Tables, which show the attachment of these ideas to their thinking. The comparison between the first and the second application of the tables makes a conclusion possible: the process is efficient and increases the workers’ understanding. The Procedures Manual materializes the main contribution of this study to the improvement of the work conditions.
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