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GUEDES, A. C.; DE SOUZA, V. C. M.; COSTA FILHO, L. M. Failures on ties of tieback walls: fundação Geo-Rio case studies. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS DANIFICADAS, 2., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2000.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Resumo

As estruturas de contenção apresentam-se como "obras vivas", onde as cargas residuais variam com o tempo, necessitando de revisões periódicas e manutenções. A Fundação GEO-RIO realiza, desde 1988, instrumentação e verificação das cargas atuantes nas estruturas ancoradas, o que é exigido pelas normas de obras de contenção, das quais a mais rigorosa é a DIN 4125, que exige experiências reconhecidas e ensaios de qualificação para as empresas e os técnicos envolvidos. A primeira experiência da GEO-RIO na verificação de carga residual em ancoragens foi em 1966/67, no Morro do Encontro, que revelou que o processo rudimentar existente - protensão em tirantes através de chaves de torque, era desaconselhável, pois as ancoragens assim realizadas tinham cargas residuais que, embora corretamente determinadas através de cálculos numéricos, eram muito pequenas ou nulas na estrutura, em virtude da imprecisão na avaliação da carga instalada no tirante e da falta de equipamentos precisos para medição da carga real incorporada.

Abstract

Residual loads on ties of tieback walls undergo changes with time, and, because of that, they need periodical checking and maintenance. In comparison to other constructions, tieback walls are the ones with very high probabilities of accident occurrences, because of difficulties of execution related to the construction sites, aggressive environments and material degradation with time. Tie loading plays an important role on this. In this paper it is shown, through case studies of tieback walls tested by the Fundação GEO-RIO in order to verify residual load on ties, using the Represtressing Method, that many ties have lost all his loads, and even so no damage has occurred to the tieback walls. Furthermore, the reasons for deterioration of those constructions are analysed, and maintenance procedures are suggested.
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