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CASAROTTO FILHO, Nelson. Anteprojeto industrial: das estratégias empresariais à engenharia. Orientação de Bruno Hartmut Kopittke.340p. Tese (Pós-graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis,1995.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 3
Índice h: 2  
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Resumo

Anteprojeto é uma ferramenta utilizada por empresários para a tomada de decisão, notadamente em implantações e expansões industriais, além de balizar os parâmetros para o início dos projetos de engenharia propriamente ditos. Em suma, ele transforma a idéia ou a intenção empresarial em parâmetros reais para o processo de mudança. Este trabalho está repensando o Anteprojeto, tendo em vista que, modernamente, a idéia ou intenção empresarial é um campo complexo chamado de Estratégia Empresarial. Além do mais, a nova ordem mundial, apontando para cenários de globalização da economia, exigindo novos padrões de competitividade, está a impor às empresas readequações estratégicas e conseqüentes novos projetos, que devem ser gerados e analisados sob novas óticas e novas técnicas. Uma nova abordagem do Anteprojeto, inserindo-o no campo da Estratégia Empresarial, fazendo-o instrumento de ligação agora entre as Estratégias e a Engenharia, mas fundamentalmente como eficaz instrumento de decisão para mudanças, é o objetivo do trabalho. Em termos de conteúdo, o trabalho primeiramente analisa a defasagem bibliográfica para o assunto. Em segundo lugar, verifica como as empresas tratam esse assunto, com base em duas pesquisas: uma delas aborda a evolução da utilização de Anteprojetos em empresas de Santa Catarina; a outra analisa como renomadas empresas de Santa Catarina e da Região do Minho, em Portugal, definem Estratégias e elaboram Anteprojetos. Essas pesquisas fornecem os subsídios para a formulação do modelo prescritivo. O modelo prescritivo, é composto de duas partes. A primeira propõe um modelo de Mix-Estratégico ou seja, um conjunto de estratégias suficiente à orientação de uma empresa industrial qualquer, perante o quadro gerado em uma Análise Ambiental. A segunda parte define então um novo modelo de Anteprojeto, genérico, onde a geração dos parâmetros agrupados em suas partes tradicionais: mercado, localização, engenharia, tamanho e recursos, é enfocada sob o novo prisma de transformação das estratégias em parâmetros concretos para a tomada de decisão e realização dos projetos de engenharia. A aplicação prática do modelo em um caso real complementa o trabalho. Vale salientar que buscaram-se subsídios para o desenvolvimento deste trabalho na realidade portuguesa, onde desde há nove anos é vivida a experiência da globalização, com a reorientação estratégica das empresas sendo uma imposição natural.

Abstract

Feasibility Study is a tool to be used by industrial managers to make decisions about industrial expansions and implantations, besides to estimate parameters possibiliting the beginning of Engineering (basic and detailed projects). In short, helps to transform the management intention or idea on real parameters to the changes process. This thesis is reviewing the Feasibility Study because, today, the management intention is a complex area called Business Strategy. Besides, international new order, showing global economy and demanding new model of competitiveness, is imposing to enterprises strategical readaptations and consequently news projects which should be created and analysed under new techniques and views. A new Feasibility Study approach, introducing on Business Strategy area, now transforming itself in a instrument to link Strategies and Engineering, but fundamentally as efficient decision instrument to changes, is the principal objective of this thesis. About the content, firstly the thesis analyses the bibliographic gap to the subject. In second place, it examines how this subject is boarding by the enterprises, based in two researches: 1- showing the development of the Feasibility Study application in enterprises of Santa Catarina; 2- analysing how famous enterprises of Santa Catarina and Minho Region, in Portugal, define Strategies and prepare Feasibility Studies. These researches supply subsidies to the definition of the prescriptive model. In the prescriptive model, the first part show a model to define Strategic-Mix - a set of Global Strategies-, and the second part defines a new Feasibility Study model, where the traditional steps: market, production, localisation, scale and financial sources, are reviewed to transformate Strategies in parameters to the Engineering. A practical case show how to use and the advantages of the model. It is important to say that the experience of Portugal enterprises, now changing its strategies in the European Economic Community, anticipating a new ambient to be lived by brazilian enterprises, was fundamental to develop this thesis.
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