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Fernandez, João Alberto da Costa; Oliveira, Paulo Roberto. O ciclo de vida familiar e a concepção de edifícios residenciais multifamiliares. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO, 5., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2005.
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Resumo

A concepção de um projeto habitacional multifamiliar caracteriza-se pela impessoalidade do programa de necessidades. O projeto é formulado para uma família padrão podendo conter mais ou menos ingredientes de flexibilidade, o que lhe permite adequar-se às variações individuais de cada núcleo familiar. Entretanto, ser tudo para todos é receita de mediocridade. O conhecimento dos segmentos potenciais auxilia o empreendedor e todos os agentes envolvidos no processo projetual (notadamente o arquiteto) a conceber um produto que apresente o melhor encaixe entre as suas características essenciais: preço, localização, tamanho, geometria funcional e padrão de acabamento com as necessidades e aspirações reprimidas de uma demanda potencial (segmentos alvo) mal atendida pela oferta concorrente. Logo, a definição destes segmentos constitui-se em questão chave para uma estratégia de diferenciação do empreendimento. A literatura nacional e internacional apresenta diversos estudos realizados que evidenciam a importância do ciclo de vida familiar no processo decisório da escolha da habitação. Com fundamento nesta premissa, entrevistou-se 741 potenciais compradores de apartamentos, em Florianópolis (SC), onde foram identificados os atributos físicos e simbólicos mais valorizados em cada estágio do ciclo de vida familiar. Os resultados foram também submetidos ao teste estatístico qui-quadrado, que revelou haver associação entre o ciclo de vida familiar e os seguintes atributos: número de dormitórios, número de suítes, número de vagas de garagem, existência do quarto de empregada, playground e entrada de serviço independente. A existência destas associações demonstra que a variável "estágio do ciclo de vida familiar" é relevante e pode subsidiar, pelo menos em relação a estes atributos, a elaboração do programa de necessidades de empreendimentos habitacionais multifamiliares orientados para o mercado.

Abstract

The conception of a multifamily housing design is characterized by the impersonality of the necessities program. The design is formulated for a stereotyped family and may have some degree of flexibility, allowing it to fit individual variations of each family nucleus. However, to be everything for everyone is a mediocre recipe. Knowledge of the potential market helps the property developer and all the agents involved in the design process (notably the Arquitect) to conceive a product that presents a better fit concerning its essential characteristics: price, location, size, functional geometry and finishing standards according to the needs and suppressed aspirations of the potential market requests (target segments) not met by the competition. Hence, the definition of these segments turns outs to be a major issue for a project’s differential strategy. The national and international literature presents a number of studies that show the importance of the family life cycle in the process of decision making when choosing a residence. Based on this, 741 potential apartment buyers were interviewed in Florianópolis (SC), and the most valued physical and symbolic attributes were identified in each of the stages of the family life cycle. The results were submitted to a qui-square statistical test and revealed an association among the family life cycle and the following attributes: number of bedrooms, number of suites, number of garage spaces, the existence of a maid’s quarters, a playground and an independent service entrance. The existence of these associations demonstrates that the variable “ family life cycle stage “ is relevant and can subsidize, at least pertaining to these attributes, the creation of the necessities program (briefing) for market oriented multifamily housing projects.
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