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Lorenzi, Luciani Somensi; MOHAMAD, Gihad; LUCINI, Hugo Camilo. Desenvolvimento do projeto "ensinar brincando" para o ensino da alvenaria estrutural. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 3., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG/USP, 2003.
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Número de Trabalhos: 7 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
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Número de Trabalhos: 9 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
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Resumo

Os processos utilizados para a construção de edificações em alvenaria quase sempre foram empíricos tanto na etapa de projeto quanto na de produção. A alvenaria estrutural é largamente utilizada em edificações de pequeno porte e, atualmente, começa a ser reconhecida como um sistema construtivo eficiente para a construção das edificações. Esta nova performance da alvenaria estrutural impulsiona as pesquisas, a elaboração de normas para a sua utilização e incentiva o aprendizado nas academias. O ensino da alvenaria estrutural nas faculdades de arquitetura e engenharia civil está num crescente, estando junto ao desenvolvimento da técnica no mercado. Desta forma estuda-se uma forma de melhor ensinar as técnicas construtivas da alvenaria estrutural através da montagem de protótipos das paredes, juntas e da construção de miniaturas da própria edificação através de jogos de montar. O projeto “Ensinar Brincando” está sendo desenvolvido no curso de Arquitetura URBANISMO da UNIVALI – Balneário Camboriú – SC onde se pretende, desta forma, entregar ao mercado profissionais com um conhecimento técnico suficiente para propor soluções e analisar compatibilidades tecnológicas a partir de critérios de desempenho, análise das fronteiras e suas especificações. A disciplina de Materiais e Técnicas Construtivas dá subsídios as demais disciplinas do curso em relação à definição das características dos materiais empregados, desempenho construtivo das diferentes fronteiras, patologias construtivas e de projeto e coordenação modular. Através deste conhecimento pode-se trabalhar as soluções arquitetônicas adaptáveis as exigências funcionais e construtivas.
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