Mais informações

Nascimento, Nadir Maria do; melo, Vandré Ricardo. A influência das mídias na formacão social: artistica e cultural das crianças e adolescentes. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A violência urbana é um dos fatores relevantes de que trata a educação. Nas escolas estes problemas vêm preocupando pais e educadores que buscam alternativas para contornar o problema. Os reflexos desta violência vêm sendo demonstrado nos trabalhos de desenhos produzidos pelos alunos desde os primeiros anos escolares. Porém o mundo em que vivemos é predominantemente visual. Atualmente as crianças são influenciadas, no dia a dia, por imagens nas mídias que vendem todo tipo de produto: idéias, conceitos e comportamentos. Os professores observam que um dos fatores influenciadores da violência nas crianças na escola pode ser os animes (Desenhos Japoneses). No início da década de 90 uma emissora de TV brasileira (extinta Manchete) exibiu uma mini-série que se tornou mania entre os jovens: “Os Cavaleiros do Zodíaco”; com o decorrer do tempo a “febre" dos Cavaleiros do Zodíaco passou, porém os animes continuaram nas televisões brasileiras. Em 1999, outro anime faria também o mesmo sucesso no Brasil: “Dragon Ball”. Este tinha a fama, no Japão, de ser um desenho cômico e violento, mas logo ganhou uma legião de fãs aqui no Brasil, e movimenta as fantasias das crianças e adolescentes até os dias de hoje. Contudo, estes desenhos possuem uma requintada beleza nos traçados e nas suas coreografias e poucas crianças conseguem distinguir que por trás de cada personagem que morre há dor e sofrimento que as lutas causam. A proposta deste trabalho é estudar um meio de usar os desenhos copiados e produzidos por estes alunos e fazer um paralelo do mundo real com o imaginário.

Abstract

The urban violence is one of the excellent factors that it deals with the education. In the schools, these problems come worrying parents and educators who search alternatives to skirt the problem. The consequences of this violence come being demonstrated in the works of drawings produced for the pupils since the first pertaining to school years. However the world where we live is predominantly visual. Currently the children are influenced, in the day the day, for images in the medias that sale all type of product: ideas, concepts and behaviors. The professors observe that one of the factors lead of the violence in the children in the school can be livens up them (Japanese Drawings). In the beginning of the decade of 90 a Brazilian sender of TV (extinct Manchete) showed a mini-series that if became craze between the young: Knights of the Zodiac; some time along the fire of the Knights of the Zodiac passed, however you liven up them had continued in the Brazilian televisions. In 1999, another one livens up would also make the same success in Brazil: “Dragon Ball”. This had the fame, in Japan, of being a comic and violent drawing, but soon it gained a legion of fans here in Brazil, and puts into motion the fancies of the children and adolescents until the present. However, these drawings possess a dainty beauty in the tracings and in its choreographies and few children they obtain to distinguish that for backwards of each personage who dies she has pain and suffering that the fights cause. The proposal of this work is to study a way to use the drawings copied and produced for these pupils and to make a parallel of the real world with the imaginary one.
-