Mais informações

França, Conceição Linda de; Barboza, Kleumanery de Melo; MELO, Sandra de Souza. Percepção plástica como instrumento alfabetizador: na educação infantil e na alfabetização de jovens e adultos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este projeto propõe auxiliar no processo de alfabetização, utilizando como suporte a arte, em duas turmas iniciais (Pré-escolar e Educação de Jovens e Adultos, 1º Ciclo), incentivando e analisando o desenvolvimento e a construção dos sistemas do desenho e da escrita nestas turmas, bem como comprovar a hipótese de que a integração da expressão gráfica, como elemento estimulador e facilitador da alfabetização, aceleraria o processo de desenvolvimento da linguagem escrita tanto em crianças com idade escolar como em Jovens e Adultos. O trabalho é desenvolvido em parceria com as professoras que exercem a tarefa de alfabetizar seus alunos, enquanto nós trabalhamos a expressão oral e escrita, além de auxiliarmos no processo de alfabetização, desenvolvendo através das atividades artísticas a coordenação motora, as percepções visual, auditiva e tátil.

Abstract

This project intends to aid in the literacy process, using as support the art, in two initial groups (Preschool and Education of Youths and Adults, 1st Cycle), motivating and analyzing the development and the construction of the systems of the drawing and of the writing in these groups, as well as to check the hypothesis that the integration of the graphic expression, would accelerate the process of development of the language writing so much in children with school age as in Youths and Adults. The work is developed in partnership with the teachers that exercise the task of alphabetizing its students, while we, worked the oral expression and writing, besides we aid in the literacy process, developing through the artistic activities, the visual, auditory and tactile perceptions.
-