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Almeida, Iolanda Andrade Campos de et al. Campos conceituais e geometria descritiva computacional: uma experiência. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Número de Trabalhos: 10 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: 5
Índice h: 2  
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Resumo

A utilização de ferramentas computacionais para a representação das formas geométricas com finalidade didática tem sido feita, via de regra, através da transformação do computador em prancheta eletrônica, não mudando o modo de construção do modelo. Entretanto, entendemos que um dos mais significativos aspectos no estudo da Geometria, computacionalmente, é a possibilidade de se utilizar recursos de manipulação impossíveis de serem implementados com os instrumentos tradicionais. Como exemplo, citamos a testagem das variáveis utilizadas para resolução de um problema e as múltiplas posições em que este pode ser observado. Sob tal enfoque, consideramos que as estratégias diferenciadas que tal ferramenta propicia devem implicar em mudanças mais profundas. Neste trabalho apresentamos os resultados de experiência desenvolvida com o software AutoCAD para a construção, visualização e compreensão de modelos geométricos. O estudo teve a sua origem na observação das dificuldades dos aprendizes em perceber a representação bidimensional de modelos tridimensionais, decorrentes das transformações geométricas implícitas nas representações. A pesquisa se fundamenta na Teoria dos Campos Conceituais que privilegia a importância da representação para a formação de um conceito, seus invariantes e situações de uso. Sob tal enfoque, propomos que, ao mesmo tempo em que sejam trabalhados os conteúdos, sejam evidenciadas as semelhanças, diferenças e características específicas dos modelos quando desenhados segundo os diferentes Sistemas de Representação. Neste módulo trabalhamos com blocos e poliedros estrelados. Constatamos, comparando as dificuldades para a construção dos poliedros regulares, facilidade em perceber a geração dos sólidos, interesse e motivação no uso da ferramenta.

Abstract

The use of computer tools for geometric forms representation with didactic purpose has been made, usually, through transforming the computer in a drawing device and not in changing the way of model constructing. However, it is understood that one of the most significant aspects in the study of Geometry, using computers, is the possibility of using manipulation resources impossible of being implemented with traditional instruments. As an example, it is mentioned the testing of variables used in a problem resolution and the multiple positions that can be observed. Under this focus, it is considered that the differentiated strategies that such tool propitiates should imply in deeper changes. In this work it is presented the results of an experience developed with the software AutoCAD for the construction, visualization and understanding of geometric models. The study had its origin in the observation of students’ difficulties in perceiving the bi-dimensional representation of three-dimensional models, results of the implicit geometric transformations in the representations. The research is based in the Conceptual Fields' Theory that privileges the importance of representation for concept formation, its invariants and situations of use. Under such focus, it is proposed that at the same time that the contents are worked out, the likeness, differences and specific characteristics of the models be evidenced when drawn according to the different Representation Systems. In this module blocks and star polyhedrons are worked with. It is verified, by the comparison of the difficulties in regular polyhedrons construction, the easiness in noticing solids generation, and also, interest and motivation in the use of the tool.
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