Mais informações

LIMA, Fernando Rodrigues; Albrecht, Carl Horst Carl Horst; Saldanha, Roberto de Castro. Ensino de expressão gráfica em engenharia: uma proposta para readequação de modelo acadêmico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O ensino atual de Engenharia envolve diversos fatores: novos conhecimentos e meios educacionais, tecnologias informatizadas, inter e multidisciplinaridade, etc.. Para contemplar todos estes fatores, os docentes precisam reformular os cursos equacionando carga horária e conteúdo de disciplinas. Dentro deste contexto, o artigo relata mudanças efetivadas no ensino de Expressão Gráfica nos cursos de Engenharia de uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior), abrangendo estrutura curricular, métodos didáticos e tecnologias de representação. Como resultado destacam-se os principais aspectos deste processo de readequação, que ao longo de 10 anos contou com a participação efetiva dos autores na formulação da proposta aqui apresentada. Esta proposta foi implementada em uma reforma acadêmica aprovada no ano de 2000, e que foi caracterizada pela ampla diversidade de habilitações a serem atendidas e por uma compactação criteriosa na ementa das disciplinas. O processo ainda encontra-se em aprimoramento, por meio de propostas continuadas que também abordamos ao final deste artigo.

Abstract

This paper describes a proposal for Engineering Graphics implemented on a Brazilian Federal University. Many factors contributed for the proposal: new areas of knowledge, computer-aided resources, and recent approaches on education methods. The contends was compacted, and a basic template for all the engineering courses was created. The process is a 10 years result of academic experiences, and is on a continuous development.
-