Mais informações

Rüther, Ricardo; Viana, Trajano. Análise do desempenho de um sistema fotovoltaico de 10 KWp conectado à rede elétrica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABENS, 2007.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Sistemas fotovoltaicos integrados a edificações e conectados à rede elétrica pública de distribuição podem contribuir para o atendimento de diversos requisitos da rede, tais como diminuição de temperatura de operação de transformadores ou redução de picos de consumo diurnos, minimizando a necessidade de reforço da rede e, em alguns casos, podem produzir energia comparável ao consumo da edificação. Este trabalho descreve o sistema conectado à rede instalado no prédio do Centro de Cultura e Eventos, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e analisa a contribuição potencial do sistema para o consumo do prédio, cujo valor médio diário é de aproximadamente 473 kWh, obtido por medição durante o período de um mês. O sistema emprega módulos de filme fino flexível de silício amorfo (a-Si), de junção tripla, com potência total de 10,24 kWp. O painel fotovoltaico do sistema está instalado em parte da cobertura do prédio, orientado para o norte, ocupando uma área de 173 m², correspondente a 7,6% da área da cobertura. A energia gerada pelo sistema é injetada diretamente na rede e utilizada pelos equipamentos elétricos do prédio. A quantidade de energia gerada em dois anos de operação do sistema totaliza 27.950 kWh, o que permite estimar uma produtividade acima de 1.300 kWh/kWp por ano, ou geração média diária de 38 kWh, correspondente a 7,9% do consumo total da edificação. A contribuição de um sistema, que ocupe a área total da cobertura, é estimada para o período de um ano, utilizando o valor do consumo do prédio e a relação entre a área total e a área ocupada pelo sistema atual. Pode-se concluir que a geração de sistemas fotovoltaicos integrados é compatível com o consumo de uma edificação deste porte e padrão de uso.

Abstract

Grid connected build integrated photovoltaic systems can contribute to achieve grid requirements such as transformers high operating temperature reduction or diurnal peak shavings deferring distribution lines upgrades and, in some cases, could produce an energy amount that matches building consumption. This paper describes the grid connected building integrated photovoltaic system (BIPV) installed in Centro de Cultura e Eventos edifice at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), in Florianópolis, and analyses system potential contribution to building consumption, which has an average value of 473 kWh, surveyed during one month period. The system is built with triple junction amorphous silicon (a-Si) thin film modules, with 10,24 kWp.
-