Mais informações

MONICE, Simone et al. O programa de aperfeiçoamento de ensino nas disciplinas de desenho para engenharia da escola politécnica da USP. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 19 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O presente trabalho visa discutir a experiência dos alunos de pós-graduação em Engenharia de Construção Civil no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), junto à disciplina de Desenho para Engenharia na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O PAE tem como objetivo principal aprimorar a formação de alunos de pós-graduação para a atividade didática de graduação. A experiência dos pós-graduandos que participam do programa inclui atividades intra e extra classe. Suas atividades de pesquisa são integradas com a formação para a docência através do contato com as técnicas de ensino desenvolvidas pelo grupo de professores da disciplina. Por outro lado, os participantes do programa também contribuem para o incremento das atividades didáticas, incorporando e auxiliando no preparo de projetos, material de apoio para Internet, intranet, material para as aulas, organização e elaboração das atividades extra-classe. A metodologia dinâmica das aulas demonstra uma constante preocupação em conscientizar o aluno para a interdisciplinariedade do desenho para Engenharia de modo a garantir que este tenha a visão mais global possível e integrando as demais disciplinas do ciclo básico. Deste modo, as contribuições mútuas que o programa oferece possibilitam uma sinergia entre três fatores críticos: a compreensão da matéria por parte do corpo discente, o auxílio na formação dos futuros docentes e a incorporação de novas idéias e técnicas ou aprimoramento das já existentes.

Abstract

This paper discuss the experiences of the graduate students from the Civil Construction Department in the Teaching Improvement Program (PAE) developed in conjunction with the Engineering Drawing courses at the Polytechnic School of the University of São Paulo. PAE aims to enhance the teaching abilities of graduate students. The practice of the participants in this program includes both in-class and out-of-class activities. Their research routine is integrated with teaching training as they get in contact with teaching techniques developed by the instructor team. On the other hand, they also contribute to improve didactic activities helping to prepare projects, contents to be made available in the Internet and intranet, in-class materials, and organizing and preparing out-of- class activities. The dynamic methodology used in the classes reveal a permanent concern to make the students aware of the interdisciplinary nature of Engineering Drawing warranting they have the broadest possible view as well as integrating the other Freshman/Sophomore year courses. The mutual contributions the PAE program offers make possible the synergy among three critical factors: learning by the undergraduate students, improving training of to be teachers and addition of new didactic ideas and techniques or enhancement of the traditional ones.
-