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Oliveira, Alessandra Arenales Salgado de; RUSCHEL, Regina Coeli. Utilização da animação computacional na verificação do programa arquitetônico de necessidades. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 14
Índice h: 3  
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Resumo

Com a introdução da prática computacional tem-se dado muita atenção à representação digital arquitetônica. As animações digitais proporcionam a exploração da expressão visual incrementando a compreensão das complexidades do projeto. Existem variados softwares no mercado para a criação de animações e múltiplas metodologias para seu desenvolvimento, porém não se tem tido o cuidado de avaliar a eficácia da aplicação das animações gráficas na dinâmica do projeto arquitetônico. Desta forma, desenvolveu-se uma pesquisa para verificar a percepção dos usuários quando estes são submetidos à compreensão de um projeto arquitetônico, considerando seu programa de necessidades, através do uso de uma animação computadorizada. Foi executado um experimento para identificar a percepção do usuário ao assistir uma animação do projeto arquitetônico de uma cozinha comparada com a realidade da obra. O experimento foi realizado em três etapas: 1) na exposição de uma animação gráfica; 2) numa visita à obra concluída e 3) na comparação da percepção do ambiente animado com relação ao ambiente visitado. Dois tipos de animações foram experimentados: simplificada (câmera fixa no centro do ambiente com rotação de 360 graus, recurso de sombreamento padrão e procedimento de pré visualização do render) e realista (movimento da câmera do tipo walkthrough e o recurso scanline para renderização das cenas). Verificou-se que a animação computacional simplificada apresenta suficiente relação de custo-desempenho visando a compreensão do projeto tanto por parte do usuário quanto do projetista. Com base neste experimento foram especificadas diretrizes para criação e aplicação de um questionário em conjunto com a animação computacional do ambiente, para verificação do programa de necessidades do mesmo. Neste artigo apresentar-se-á o experimento desenvolvido, a análise dos dados coletados e as conclusões obtidas.

Abstract

With the introduction of computers in the architectural practice a lot of attention has been given to the architectonic digital representation. Digital animations provide the exploration of the virtual expression making it possible to understand project complexities. There are several softwares available, for the creation of animation and various methods for its development but not enough attention has been given to evaluate the effectiveness of the application of graphic animation in architectural design process. The purpose of this experiment here presented was to check user perception when they are submitted to understand an architectural project, through the use of a computerized animation. This project was carried out in 3 phases: 1) The exhibition of a graphic animation. 2) The visit to the site and 3) The comparison between the perception of the graphic animation of the site and the site visit. On the first stage the user watched the animation of an unknown site. On the second stage the user visited the site. After the first and second stages the participant of the answered a questionnaire which translated the architectural program of the site in study in subjective and objective questions. Two kind of animations were tested: a simplified animation (using a fixed camera in the middle of the site with a movement of 360º rotation, standard shading and render preview) and a realistic animation (using a walkthrough camera with scanline rendering algorithm for scene generation). It was verified that the simplified animation presents a better cost-benefit between computational resource needed to generate an animation and user (and/or designer) space comprehension. Based on this experience, directives were specified for the creation and use of computational animations to verify architectural programs in design. This article will present the experiment developed, analysis of collected data and its conclusions.
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