Mais informações

Pozzetti, Paulo Henrique; RUSCHEL, Regina Coeli. Analise de simulação de cruzamento semaforizado. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 14
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Da concorrência entre os elementos participantes do sistema de circulação surgem os conflitos, que em seus maiores graus de severidade se transformam em acidentes de trânsito. Estes acidentes dever ser analisados sobre diversos pontos de vista para que sua compreensão possa ajudar em medidas corretivas tanto no ambiente quanto no processo de projeto. Simuladores são frequentemente usados no estudo e na medição de respostas sob condições controladas. Este trabalho enquadra-se neste contexto, apresentar-se-á uma experiência de como uma simulação animada em 2D em ambiente computacional auxilia na identificação da influência de painéis dinâmicos de propaganda na visualização do conjunto semafórico, em cruzamentos de altos índices de acidentes na cidade de São Paulo. Para a simulação computacional definiu-se um modelo genérico envolvendo: distância de frenagem e distância percorrida durante tempos de percepção específicos. Analisou-se a interferência dos parãmetros: velocidade, tempo de percepção e campo de visão do grupo focal. O modelo foi elaborado através de registros fotográficos do local, sendo gerados 36 filmes. Cada filme representava uma combinação diferente das variávies em teste. Os filmes foram apresentados para um grupo de 180 participantes. A partir das respostas observadas desenvolveu-se um modelo matemático identificando as variáveis significativa para a percepção da cor do sinal do conjunto semaforizado. Neste artigo apresentar-se-á o experimento desenvolvido, a análise dos dados coletados e as condiserações que levam a concluir que a utilização de uma simulação em forma de animação 2D computacional pode incrementar a análise de segurança viária sendo uma ferramenta de projeto simples que contribui para a caracterização dos fatores de influência na compreensão da sinalização.

Abstract

Conflicts emerge from the competition between elements participating in the circulation system, when these achieve severe degree traffic accidents occur. These accidents should be analyzed from various points of view so that its comprehension may indicate corrective measures. Simulators are frequently used to study and measure response under controlled conditions. The experience here presented is in such scope, that is, a 2D computational animation simulation is used to identify the influence of dynamic outdoors in the visualization of light signals, in intersections with high rates of accidents in the city of São Paulo. A generic model was defined using the breaking and traversed distance during perception time. The interference of the variables speed, perception time and environment behind the light signal was analyzed in the model. The animation was developed using photographs of the site generating 36 different films. Each film represented a different combination of the studied variables. The films where presented to users for the identification of the color of the light signal. The experience involved 180 participants. A mathematical model was developed considering participants responses identifying the significant set of variables influencing perception of the light signal. This article will present the experiment, analysis of collected data and final considerations, which indicates that the use of a simulation in the format of a 2D computational animation can increment traffic safety analysis. The simulation used can be used as a simple design tool, which contributes to the characterization of influence factor of signal comprehension.
-