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PICCHI, F. A.; ROBERT, G. R. T.; GRANJA, A. D. Gestão de custos na construção civil sob uma visão de processo: target costing aplicado ao fluxo de projetos em uma empresa do varejo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2005.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: 8

Resumo

O Target Costing tem sido apontado como uma poderosa ferramenta, adotada pelas empresas que visam aumentar sua margem de lucro. Estudos recentes comprovam que o Target Costing tem tido uma participação cada vez maior no sistema de negócios lean, direcionando o desenvolvimento do produto e as atividades da produção. Esta pesquisa tem como objetivo abordar a conceituação do Target Costing e desenvolver uma diretriz de trabalho, a apartir da aplicação do Target Costing como uma base de todo o sistema de gestão de custos durante a fase de projetos, analisando um caso real da aplicação dos conceitos nas obras de uma empresa do ramo varejista onde a aplicação está em andamento. A idéia principal é primeiramente projetar um produto com um custo permissível, obtido pela diferença entre o preço de mercado, ditado pela expectativa do cliente e a margem de economia desejável. Para a identificação do que é considerado valor pelo cliente, será utilizado o auxílio do SAC (serviço de atendimento ao cliente) da empresa estudada, a fim de identificar elementos construtivos que não agregam valor para o usuário final. A eliminação destes elementos gerará uma economia que poderá ser direcionada para se atingir o target cos estabelecido em função das premissas de projeto. Alguns resultados preliminares podem constatar a utilidade do enfoque para se atingir alvos de custo cada vez mais exigentes mantendo o valor para o cliente.

Abstract

The Target Costing methodology has been pointed like a powerful tool to improve the profitability in some comapanies. Target Costing has been more and more used, directing the product develop and its production activities. This paper shows some concepts and the history of Target Costing, after that, it shows a way to apply the Target Costing methodology in the construction of a brand retail unit, analysing a real case. The main idea is to design a product with a permissive cost, obtained by the difference between the target price, determined by the customer and by the expected profitability. To indetify the activities that don't add value, the customers will be listened. To eliminate activities and specifications could generate an extra profit to the company. Somo initial results could show the importance of this methodologu to reach smaller target costs, keeping the customers satisfaction.
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