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MONICE, Simone; PETRECHE, João Roberto Diego. O uso da teoria de projeto axiomático para auxílio do processo de projeto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 6
Índice h: 2  
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Resumo

Projetos com qualidade inferior muitas vezes podem ser atribuídos a escolhas equivocadas na sua fase inicial de concepção. Isto se deve principalmente ao caráter impreciso e subjetivo característico das informações utilizadas nestas etapas iniciais que podem induzir a erros que desencadeiem danos irreversíveis ao projeto, além de aumentar seu tempo de execução. Neste trabalho apresentamos o uso da Teoria de Projeto Axiomático para o auxílio do processo de projeto, com enfoque nas etapas iniciais de concepção. O uso desta metodologia mostrou-se eficiente para a redução do número de tentativas e erros que ocorrem durante a fase de concepção do projeto arquitetônico, buscando gerar soluções que sejam consideradas ótimas e descartando (desde os primeiros raciocínios a respeito do problema a ser respondido) as soluções consideradas inferiores. Ela contribui principalmente para a verificação das interdependências entre as diversas partes que compõe o projeto e a verificação da sua consistência. Discutimos, através do exemplo de um projeto de teatro, o fato de que as idéias criativas inerentes ao projeto de arquitetura e engenharia dependem não só da técnica, que pode ser ensinada através do treinamento apropriado, mas também da ciência, que representa um caráter fundamental na concepção de projetos adequados.

Abstract

Designs with low quality many times are due to mistaken choices in early design phases. It is because the information used in this early design phases have fuzzy and subjective characteristics that could lead to errors in design. Besides it could also lead to unnecessary design time increment. In this work we gave the outline of Axiomatic Design Theory concepts to help design process, with emphasis in the early design phases. The applications of this methodology have been shown efficient to reduce the empirically process of try-and- error that occurs in the architectural design. Looking for solutions that could be called as optimal design and discharging, even in first thinking about the task, the bad solutions. It helps mainly to the verification of interdependencies between the many parts that compose the design and its consistence. We discuss, through the theater example, the fact that creative ideas of architectural design depends not only on practice and techniques that could be teaching by the appropriate learning but also on the science that represents a fundamental character in the conception of good design.
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