Mais informações

MONICE, Simone; SANTOS, Eduardo Toledo; PETRECHE, João Roberto Diego. O uso de recursos da internet para o ensino de desenho. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Muito se tem falado nas técnicas de ensino à distância e como utilizar os recursos atualmente disponíveis, como a Internet e os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS – Learning Management System), para o auxílio e complementação das atividades desenvolvidas na sala de aula. No presente trabalho, apresentamos a experiência da disciplina de Desenho para Engenharia, ministrada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, na utilização de técnicas de ensino à distância e recursos avançados de animação e modelamento na Web para apoio ao ensino presencial. Durante o ano letivo de 2002, foram empregados vários recursos de comunicação com o corpo discente através da Internet e de um LMS, bem como a realidade virtual e animações. Foram utilizados programas como o Flash (Macromedia), 3DStudio Max (Discreet) e Microstation (Bentley) para a produção de material com o fim de complementar conceitos e exercícios propostos pela disciplina. Com base nessa experiência, suscitamos uma discussão a respeito dos limites em que este tipo de recurso auxiliar pode ser usado para motivação dos alunos. Até que ponto estas técnicas despertam o interesse do aluno em relação ao escopo da disciplina, compreensão do conteúdo e participação efetiva nas atividades? Como podem ser utilizados para auxiliar o ensino presencial? Procura-se discutir, também, em que grau o uso de novas tecnologias para a demonstração dos conceitos e teorias das disciplinas de desenho podem se tornar limitantes, acarretando um certo comodismo por parte dos alunos na busca de novas soluções.

Abstract

The discussion about distance education has been growing along with the increased search for teaching methods and how to use the resources available today, like the Internet and Learning Management Systems (LMS), to support and complement the activities developed in the classroom. In this work we present the experience from the discipline “Desenho para Engenharia” (Graphics Expression for Engineers), at the Polytechnic School of the University of São Paulo, in the utilization of distance teaching methods, advanced animation and modeling for supporting the traditional learning. In the school year of 2002, many channels of communication were employed with the undergraduate students through the Internet and LMS, as well as virtual reality models and animations. Programs like Flash (Macromedia), 3DStudio Max (Discreet) and Microstation (Bentley) were used to prepare material for complementing concepts and exercises proposed in class. Based on this experience, we discuss what are the limits of this kind of supporting resource and how it can be used to further student motivation. How much these techniques spark learner interests on the discipline scope, contents comprehension and effective participation in the activities? How can they be used to support traditional learning? We also promote a discussion about on which level new technologies for the demonstration of concepts and theories in the graphics expression disciplines could become barriers, stimulating learners’ laziness instead of active search for new solutions.
-