Mais informações

MIRON, Luciana Ines Gomes; FORMOSO, Carlos Torres. Gerenciamento dos requisitos do cliente em empreendimentos habitacionais. In: WORKSHOP NACIONAL GESTÃO DO PROCESSO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 2., 2002. Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: UFRGS, 2002.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 122 (Com arquivo PDF disponíveis: 91)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Com arquivo PDF disponíveis: 9)
Citações: 25
Índice h: 4  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Nas últimas décadas, o interesse pelo gerenciamento do valor tem aumentado no setor da construção. Neste contexto, a geração de valor pode ser compreendida como o atendimento dos requisitos do cliente final. Tal atendimento, por sua vez, depende de como os requisitos são priorizados e comunicados para a equipe de projeto ao longo do processo de desenvolvimento do produto. A realização de dois estudos de caso em uma construtora-incorporadora, da região metropolitana de Porto Alegre, possibilitou o gerenciamento dos requisitos do cliente em etapas distintas de um mesmo empreendimento habitacional, o Residencial Abreu. O primeiro estudo possibilitou a captura de requisitos do cliente e o controle do fluxo destes requisitos no desenvolvimento do empreendimento Abreu. O segundo estudo de caso possibilitou a medição de valor da primeira fase executada deste empreendimento, através da avaliação da satisfação dos moradores. As principais conclusões desta pesquisa estão relacionadas à introdução de uma sistemática para gerenciamento dos requisitos do cliente no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais e à aplicação de ferramentas para coletar dados e apoiar a tomada de decisão.
-