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MIRON, Luciana Ines Gomes. Proposta de diretrizes para o gerenciamento dos requisitos do cliente em empreendimentos da construção. Orientação de Carlos Torres Formoso e co-orientação de Luis Carlos Pinto da Silva.164fDissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Com arquivo PDF disponíveis: 9)
Citações: 25
Índice h: 4  
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Resumo

Nas últimas décadas, o interesse pelo gerenciamento do valor tem aumentado no setor da construção. Neste contexto, a geração de valor pode ser compreendida como o atendimento dos requisitos do cliente final. Tal atendimento, por sua vez, depende de como os requisitos são priorizados e comunicados para a equipe de projeto ao longo do processo de desenvolvimento do produto. O objetivo desta dissertação consiste em propor um conjunto de diretrizes para o gerenciamento dos requisitos do cliente no processo de desenvolvimento do produto edifício, de forma a estabelecer meios para capturar requisitos e controlar seu fluxo, em empreendimentos da construção. O método de pesquisa foi dividido em três etapas. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica. Em seguida, foi desenvolvido um estudo de caso em uma empresa que realiza empreendimentos habitacionais, o qual resultou em uma proposta inicial de diretrizes para a gestão dos requisitos do cliente, enfatizando o contexto deste tipo de empreendimento. A terceira etapa envolveu a realização de um segundo estudo de caso em um empreendimento industrial realizado por uma empresa que atua com obras complexas, de curto prazo e com elevado grau de incerteza. Este estudo possibilitou um segundo ciclo de aprendizagem, resultando no conjunto final de diretrizes para a gestão dos requisitos do cliente, considerando também empreendimentos de obras industriais de execução rápida. Ambos os estudos de caso envolveram o trabalho de equipes multidisciplinares durante o processo de desenvolvimento do produto. Estas equipes incluíram ambas profissionais das construtoras envolvidas, bem como, projetistas, consultores, empreiteiros e representantes do cliente. As respectivas equipes realizaram diversas tarefas ao longo do empreendimento, tais como identificar o objetivo do empreendimento, planejar e controlar o processo de desenvolvimento do produto, formular um programa de necessidades tão completo quanto possível e considerar os requisitos do sistema de produção nas fases iniciais do processo de desenvolvimento do produto. As principais conclusões desta pesquisa estão relacionadas à introdução de uma sistemática para gerenciamento dos requisitos do cliente no desenvolvimento do produto e à aplicação de ferramentas para coletar dados e apoiar a tomada de decisão. Constatou-se que o uso de ferramentas relativamente simples para realizar a captura e controle do fluxo de requisitos do cliente teve um efeito positivo no processo de desenvolvimento do produto. O estudo também indicou a necessidade de realizar a gestão dos requisitos do cliente desde as fases iniciais de concepção dos empreendimentos da construção. Além disso, o estudo resultou em contribuições conceituais para a consolidação do conhecimento da natureza do processo de projeto, no que se refere à geração de valor.

Abstract

In recent years, concern with value management has increased in construction. In this context, value generation can be understood as fulfilling the final client requirements. It depends on how the requirements are prioritised and communicated to the design team throughout the product development process. The objective of this dissertation is to propose a set of guidelines for managing client requirements in the building product development process, in order to establish means to capture requirements and control its flow in building projects. The research method was divided in three phases. Initially, a bibliography review was performed. After that, a case study was undertaken in a house-building project. This case study resulted in an initial set of guidelines for client requirements management, emphasising the house-building context. In the third phase, a second case study was carried out in an industrial project undertaken by a company that deals with complex, uncertain and fast projects. Based on this second learning cycle, the final set of guidelines was proposed. Both case studies involved the work of multidisciplinary teams during the product development process. These teams included staff from the construction company, as well as designers, consultants, sub-contractors and client representatives. They were in charge of several tasks throughout the project such as to define the objective of the project, to plan and control the product development process, to devise a design brief as complete as possible, and to consider production system requirements in the early product development process. The main contributions of the study are concerned with the introduction of systematic client requirements management in product development, and the application of tools for collecting data and supporting decision making. The results suggest that the use of relatively simple client requirements tools for capturing and controlling requirements has a positive effect in product development. The study also indicated that client requirement management must start in the initial phases of building projects. Moreover, the development of the case studies provided an opportunity to make a contribution for the understanding of the nature of product development in construction projects.
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