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MIRON, Luciana Ines Gomes; FORMOSO, Carlos Torres. Gerenciamento dos requisitos do cliente em empreendimento habitacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Resumo

Nos últimos anos, o aumento das restrições dos programas habitacionais brasileiros e a crescente competição no mercado tem aumentado a pressão pela melhoria de desempenho no desenvolvimento do produto habitação. Há um grande número de pessoas envolvidas, requisitos conflitantes e uma precária integração entre projeto e produção. O propósito deste artigo é descrever os principais resultados de dois estudos de caso realizados em um empreendimento habitacional de uma empresa de pequeno porte, da região metropolitana de Porto Alegre. O primeiro estudo de caso introduziu o trabalho de uma equipe multidisciplinar no processo de tomada de decisão no desenvolvimento de um empreendimento habitacional. O segundo estudo de caso envolveu a avaliação da satisfação dos moradores da primeira etapa do empreendimento. As principais conclusões desta pesquisa estão relacionadas à introdução de uma sistemática para gerenciamento dos requisitos do cliente no desenvolvimento de empreendimentos habitacionais e à aplicação de ferramentas para coletar dados e apoiar a tomada de decisão.

Abstract

In recent years, the increasing constrains of Brazilian Housing Programmes and the growing competition in the market has significantly augmented the pressure for improve the performance of housing product development. There are a large number of personnel implicated, conflicting requirements and poor integration between design and production. The purpose of this paper is to describe the main results of two case studies were carried out in a house-building project in a small sized company construction from the Metropolitan Region of Porto Alegre. The first case study introduced the work of a multidisciplinary team in decision making process during the house-building project development. The second case study involved a post-occupancy evaluation from point of view of their users. The main contributions of the study are concerned with the introduction of systematic client requirements management in house-building projects development, and the application of tools for collecting data and supporting decision making.
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