Mais informações

scheer, S.; Junior, Jorge; Quevedo, J. R. S. A aliança estratégica de projetos como diferencial competitivo no mercado imobiliário. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 5., 2005, Florianópolis. Anais… Florianópolis: UFSC, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 5

Resumo

A importância da estratégia empresarial invariavelmente é reconhecida pela sua conotação imediata com a marca diferencial do engenho humano: a inteligência criadora. A razão de sua origem: a competição, uma adversidade na busca de um bem. De natureza peculiar – urbana e fundiária – o setor da construção civil está preso a posturas da legislação municipal à mercê de um mercado com preço quase exato para as diversas classes de imóveis. Restam além da alternativa de redução de custo, o enfoque em imóveis com status de marca, de amplidão mercadológica exígua, preços elevadíssimos e restrito a poucos profissionais. Há no mercado uma declarada guerra em preços. Os pesquisadores por entenderem que é o ambiente propício a uma alternativa estratégica elaboraram uma pesquisa-ação onde buscaram dentro de um ambiente colaborativo elaborar um projeto via web em parceria com o contratante no qual se buscou uma forma de racionalizar todos os serviços através de uma aliança entre os projetistas. O melhor desempenho sempre foi alcançado por força de uma integração de toda a cadeia produtiva. Neste sentido, o setor de projeto com reconhecido impacto na produção, sendo o seu grande determinante em termos de concepção e custo do produto, detêm imensas possibilidades de intervir num melhor desempenho do setor através de sua ação na criação e geração de alternativas para a melhoria do produto. Pela sua intrínseca característica interativa a aliança via web revelou-se um campo fértil de intervenções nos processos projetuais (igualmente interativos), potencializando sinergias e mutua colaboração desde a disponibilização das informações até a percepção da possibilidade de se evitarem os retrabalhos. No tocante à construtora a idéia de uma aliança transmite a visão de um produto concebido com inteligência empresarial, com desenvolvimento e tomada de decisão a partir de alternativas mais racionalmente elaboradas.

Abstract

Não Disponivel
-