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SANTOS, A. dos; SANTOS, A. L. P.; WILLE, S. A. C. Avaliação das competências de recursos humanos requeridas para implantação do comércio eletrônico no processo de compras de materiais. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2002, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2002.
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Citações: 11
Índice h: 2  
Co-autores: 18

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Resumo

O comércio eletrônico pode ser definido como a realização dos processos de negócio num ambiente eletrônico, por meio da aplicação intensa da tecnologia de comunicação e de informação. A implantação do mesmo demanda alterações profundas no modus operandis do processo de compras e, por consequência, requer alterações no perfil dos recursos humanos envolvidos com tal processo. Neste sentido, o presente artigo reporta investigação sobre o tema realizada em uma empresa de manufatura que já adotou o comércio eletrônico Business-to-Business (B2B), utilizando na análise a matriz de competências propostas por Barnes (1983). Utilizando o mesmo método de pesquisa investigou-se, também, as competências presentes em duas empresas de construção civil que não haviam adotado o comércio eletrônico. Concluiu-se que, como forma de preparação da empresa para o comércio eletrônico, há a necessidade de implantação das competências relativas à compra pró-ativa, onde se têm maior ênfase nas atividades de caráter estratégico.
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