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BUORO, Anarrita et al. Conforto ambiental e patrimônio histórico - estudo de caso da capela do hospital das clínicas, São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

Este trabalho apresenta um estudo feito para a capela do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, cujo complexo (inaugurado em 1944) foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1981. A capela conta com diversas obras de arte tais como: vitrais, esculturas e afrescos de Brecheret, Pennacchi e Di Cavalcante, tombados em 1979. O objetivo foi melhorar as condições de conforto térmico, acústico e luminoso, seguindo respectivamente critérios das normas ASHRAE 55-2004, NBR 101 e NBR 5413, com interferência mínima nas obras de artes ali localizadas. No estudo do ambiente luminoso houve a preocupação com a valorização do acervo e a melhoria das condições de preservação, buscando interagir as três áreas de forma integrada. A necessidade prévia de substituição da cobertura, já degradada, favoreceu que a maioria das alterações se acoplasse a ela. Optou-se por um sistema de ventilação forçada com silenciador. O tratamento acústico foi projetado no forro, reduzindo o tempo de reverberação e melhorando a inteligibilidade. A iluminação geral foi solucionada com uma estrutura de cabos suspensos, atendendo às necessidades de leitura. A iluminação de destaque posicionou-se acima das duas esculturas maiores, realçando o Crucifixo e a imagem de São Paulo, além dos dois afrescos de Pennacchi, nas laterais do altar.

Abstract

This paper presents a case study conducted in the chapel of the Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, whose buildings (inaugurated in 1944) were considered of historical interest, in 1981, by CONDEPHAAT. The chapel houses several artworks such as stained glass, sculptures and frescoes by artists such as Brecheret, Penachi and Di Cavalcanti, all of them considered of historical interest in 1979. This study’s objective was an intervention which would allow an improvement in thermal, acoustic and lighting comfort, considering ASHRAE 55-2004, NBR 101 and NBR 5413, respectively, without interfering with the works of art present. Lighting comfort also involved a concern with prominently displaying the collection and improving the conditions for its preservation.
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