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SAFFARO, Fernanda Aranha et al. Discussão de princípios da lean production através de um jogo didático. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Número de Trabalhos: 17 (Com arquivo PDF disponíveis: 15)
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Resumo

Atualmente é comum a utilização de jogos didáticos em cursos de graduação e pós-graduação, com o objetivo de facilitar o entendimento de princípios relacionados a filosofias de gestão da produção. Neste trabalho, um jogo de montagem de casas do tipo Lego foi utilizado com o objetivo de avaliar o comportamento dos jogadores com relação aos princípios da Lean Production. Para incentivar a adoção de estratégias que contemplassem esses princípios, foram estabelecidas regras e adotadas variáveis que permitissem medir o desempenho. Com isso, o jogo permitiu discussões relativas à administração de estoques de matéria prima e de trabalho em progresso, seqüenciamento de tarefas, balanceamento de pacotes de trabalho e definição de células de trabalho. O trabalho conclui destacando os princípios não contemplados nas atitudes dos jogadores e propõe adaptações ao jogo de forma a adequar o seu uso para avaliar atitudes lean dos jogadores.

Abstract

Although games have been used in order to enable the experiential learning, this paper describes a game applied with the aim to identify the principles of Lean Production the players do not adopt against the strategies proposed. The game used a toy called Lego to simulate the production of dwellings in an assembly line and the actions (tacit knowledge) of the players regarding inventory management, work in progress, sequence of tasks, workflow balance and cell manufacturing were evaluated. The paper highlights the principles not applied during the game and proposes adaptations to enhance its use to evaluate lean actions.
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