Mais informações

KOWALTOWSKI, Dóris Catharine; BERNARDI, Núbia. Reflexões sobre a aplicação dos conceitos do desempenho universal no processo de projeto de arquitetura. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 155-163.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 9
Índice h: 2  
Co-autores: 30

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre as implicações dos conceitos do Desenho Universal no processo de projeto, requisito fundamental para o projeto de arquitetura. É apresentada uma revisão bibliográfica sobre os conceitos do Desenho Universal. É dada ênfase aos aspectos projetuais de indivíduos com visão subnormal. São discutidos atitudes e métodos projetuais que visam a inclusão, acessibilidade, satisfação e conforto desses indivíduos no ambiente construído. A implicação essencial é a inclusão dos conceitos de psicologia ambiental e de environmental awareness nas discussões preliminares do projeto. A partir da percepção do espaço de portadores de necessidades especiais, cria -se a hipótese que indivíduos com visão subnormal utilizam a percepção dos sentidos de maneira distinta dos usuários com visão normal e traduzem esta experiência não visual na percepção de um ambiente construído. Como discussão procura-se entender como os arquitetos podem traduzir a experiência advinda do usuário para a melhoria dos espaços projetados e propor diretrizes que remetam a um projeto arquitetônico inclusivo de qualidade.

Abstract

This article discusses the principles of Universal Design in the architectural design process. A literature review is presented and the problems of visually impaired users are specifically discussed. Environmental psychology and environmental awareness are seen as essential concepts that must have a place in design methodology and design education. The paper proposes a specific study of visually impaired users with an application of tactile models to assess user perception. The results of this study should identify problems encountered of such users in their spatial orientation and propose guidelines for design and educational strategies in architecture schools.
-