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BERNARDI, Núbia; KOWALTOWSKI, Dóris Catharine. O impacto do desenho universal no processo de projeto de arquitetura: o caso de indivíduos com visão subnormal. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 2210-2211.
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Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
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Citações: 9
Índice h: 2  
Co-autores: 30

Resumo

Nesta pesquisa pretende-se estudar o impacto dos conceitos do Desenho Universal no processo de projeto, sob a ótica do caso de indivíduos com visão subnormal. A pesquisa pretende detectar se indivíduos com visão subnormal utilizam a percepção dos sentidos como sensações térmicas, tato, olfato, audição e cinestesia, de maneira distinta dos usuários com visão normal, com a finalidade de melhorar o seu próprio conforto. Com isso pretende-se verificar a relação da compreensão do ambiente com estimulo ao comportamento denominado “environmental awareness”. O estudo utilizará um grupo de participantes com visão normal (alunos de arquitetura) e dois grupos de participantes com visão reduzida que farão análises de projetos arquitetônicos através de material gráfico e da manipulação de uma maquete física volumétrica e outra em código Braille. A partir da percepção do espaço de portadores de necessidades especiais e do estudo dos conceitos do Desenho Universal, pretende-se propor diretrizes que remetam a um projeto arquitetônico inclusivo de qualidade.

Abstract

A study is planned to evaluate the impact of the principles of Universal Design in the architectural design process. The visually impaired will be used as a study subject. The research intends to detect if people with visual impairment use their perceptions differently from people with normal vision. and whether they translate their spatial experience in different forms. The relationship between stimulus and environmental awareness will be evaluated. Three groups will be studied: those with group with normal vision (architectural students) and two groups with low vision (low vision since birth and acquired deficiency). Architectural designs will be evaluated using graphic materials and tactile models. Finally, we propose guidelines for architecturally inclusive design and improve spatial orientation of the visually impaired.
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