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KOWALTOWSKI, Dóris Catharine et al. Avaliação do ambiente cosntruído através da percepção ambiental: metodologia aplicada à escola PRODECAD/UNICAMP. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 27-36.
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Resumo

Esta pesquisa apresenta a avaliação de uma escola de educação infantil PRODECAD – implantada no Campus da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/Campinas-SP. A pesquisa refere-se a percepção dos usuários em relação ao ambiente construído e o comportamento destes frente ao espaço. É discutida a aplicação da metodologia de mapas: comportamental e cognitivo; e questionários para efetuar a avaliação pós-ocupação (APO) deste ambiente escolar. A análise dos resultados demonstrou que alguns ambientes necessitam de intervenções para melhorar a funcionalidade, circulação e conforto ambiental. O trabalho reforça a importância dos estudos de percepção dos indivíduos em relação ao ambiente construído, através de técnicas que inclui as utilizadas em APO, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Abstract

This paper presents the evaluation of a school of infantile education PRODECAD - implanted at the Campus of the State University of Campinas - UNICAMP/Campinas-SP. The research refers the users' perception in relation to the built atmosphere and the behavior of these fronts to the space. The application of the methodology of maps is discussed: comportamental and cognitive; and questionnaires to make the evaluation powder-occupation (APO) of this school atmosphere. The analysis of the results demonstrated that some atmospheres need interventions to improve the functionality, circulation and environmental comfort. The paper reinforces the importance of the studies of the individuals' perception in relation to the built atmosphere, through techniques that it includes them used in APO, seeking to contribute for the improvement of the quality of the users' life.
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