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AMORIM, Sérgio Roberto; RABELO, Patrícia. Tendência no uso do CAD e a formação profissional: um estudo de caso na escpla de Arquitetura e Urbanismo/UFF. In: WORKSHOP BRASILEIRO DE GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, 7., 2007, Curitiba. Anais… Curitiba, 2007.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: 18

Resumo

As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC´s) estão inseridas no mundo contemporâneo e são até mesmo imprescindíveis, em diversas áreas do conhecimento. Na Arquitetura, Urbanismo e áreas afins urge avaliar como estas vêm sendo empregadas no mercado de trabalho e como as Escolas orientam os futuros arquitetos-urbanistas para uma melhor adequação à realidade profissional. Nas últimas décadas, alguns programas vêm sendo desenvolvidos para melhorar o desempenho e agilizar os processos de projetação e execução de obras, sendo o Autocad o mais difundido e utilizado. Será que nas EAU já é uma prática comum a aplicação desse ou de programas diferentes no desenvolvimento das disciplinas de projeto ou outras? A presente pesquisa apresenta um estudo de caso realizado na Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF (Universidade Federal Fluminense), com o objetivo de buscar resposta a esse questionamento, verificando as tendências de uso do CAD (Computer Aided Design), o perfil dos discentes e a aceitação e tolerância deste uso por parte dos professores, visando esclarecer sua influência nos alunos. Serão utilizados os métodos quantitativo e qualitativo, realizando aplicação de questionários, entrevistas e observação direta. Como resultado parcial constatou-se o uso do CAD como fundamental nas etapas de projeto e execução de obras e a necessidade de reavaliação das diretrizes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e do ensino de projeto no sentido de maior adequação às exigências do mercado. Acredita-se que a partir dos resultados obtidos será possível traçar novas metas e direcionar as perspectivas de ensino na instituição, colaborando também com o debate sobre a aplicação de novas tecnologias no ensino da arquitetura em outras faculdades.

Abstract

Não Disponivel
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