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RICHTER, Cristiano et al. Análise da percepção dos usuários sobre as manifestações patológicas dos empreendimentos habitacionaid do programa de arrendamento residencial (PAR). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 5., 2007, Campinas. Anais… Campinas: ANTAC, 2007.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 58 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 59
Índice h: 5  
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Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma análise da percepção dos usuários sobre as manifestações patológicas dos empreendimentos do programa de arrendamento residencial (PAR). O estudo foi baseado em três tipos de dados: (a) análise sistemática das manifestações patológicas destas habitações; (b) análise da percepção dos usuários sobre os defeitos de suas unidades habitacionais; e (c) análise das reclamações dos usuários frente a estas manifestações patológicas. Foram analisados quatro empreendimentos no estado do Rio Grande do Sul. As manifestações patológicas foram analisadas através da aplicação de um método de coleta sistemática por observação direta, que resultou num coeficiente de defeitos por unidade (CDU). A percepção dos usuários sobre as mesmas foi analisada através da aplicação de um questionário. As reclamações foram coletadas através da análise documental das ordens de serviço, constantes no banco de dados de uma empresa administradora participante do programa. De maneira geral, observou-se que as manifestações patológicas existentes nas edificações foram percebidas pelos usuários, principalmente as fissuras e infiltrações. Verificou-se que o reparo destas manifestações patológicas é lento e isso tem gerado insatisfação por parte dos usuários. A partir deste estudo, foram propostas melhorias no processo de gerenciamento das reclamações dos usuários.

Abstract

This article presents an analysis of the users' perception on the building pathologies in projects from the Residential Leasing Program (PAR). The study was based on three types of data: (a) systematic analysis of the building pathologies in those projects; (b) analysis of the users' perception on the pathologies on their dwelling units; and, (c) analysis of the user complaints due to those failures. Four projects were analyzed, all of them located in the state of Rio Grande do Sul. The pathologies were identified through the application of a systematic data collection method by direct observation, which produced a defect index per dwelling (CDU). The users' perception was obtained through the application of a questionnaire. The complaints were collected through the documental analysis of service orders, stored in the database of a facilities management company that participates of the program. In general, most building pathologies were noticed by the users, especially cracks and humidity of infiltrations. A major cause of dissatisfaction among users is the long time that it takes for making the necessary repairs. Based on this study, some improvements in the process of managing users' complaints were proposed.
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