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Costa, Angelina; RODRIGUES, Gelly; LABAKI, Lucila. Tipos de revestimento do solo e sua influência no microclima: estudo de caso para a UNICAMP/SP. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 521-530.
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Resumo

Este estudo investigou a influência do tipo de revestimento do solo nos resultados de variáveis ambientais e correlacionou com a sensação térmica do usuário no espaço aberto. A pesquisa foi realizada no campus da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, em Campinas/SP, que tem o clima composto e sua ocupação consolidada. Analisaram-se aspectos físicos da área de estudo (topografia, altura dos edifícios, uso do solo, áreas verdes e tipo de recobrimento do solo), e foram , feitas medições das variáveis ambientais: temperatura de ar e umidade relativa, a velocidade e direção dos ventos e temperatura superficial, simultaneamente a entrevistas com os usuários sobre a sensação térmica no ambiente externo. Para análise estatística, foram verificadas as variáveis em 02 pontos, com tipos diferentes de revestimento do solo: asfalto e gramado; às 09:00h, 12:00h, 15:00h e 18:00h em outubro/2004. A análise mostra que o ponto com asfalto foi sempre mais quente, com uma diferença máxima de 10°C (temperatura superficial). Além disso, a maioria dos entrevistados sentiuse desconfortável com as circunstâncias ambientais, especialmente no ponto asfaltado. Finalmente, foram propostas algumas melhorias para os locais, como o plantio de mais árvores de modo a oferecer sombra, transformando-se num atrativo ao uso desses espaços.

Abstract

This study investigated the influence of the soil pavement in the results of the environmental variables and correlated it to the user’s thermal sensation in open space. The research was carried out in the Campus of the Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, in Campinas/SP, Brazil, that has a composed climate and a consolidated occupation. First there were analyzed physical aspects of the studied area like topography, land use, high buildings, green areas and soil pavement and were realized measurements of air temperature e umidity, air velocity and direction, and surface temperature, besides formularies were applied with the people about their thermal sensation. To the statistical analysis, 02 points were measured, located into the Campus with two different kinds of soil pavement: asphalt and lawn, at 09:00h, 12:00h, 15:00h and 18:00h in October 2004. The analysis shows that the point with asphalt were always more warm then the other, with a difference of 100C (superficial temperature). Although, the majors people interviewed felt uncomfortable in the ambient conditions specially in the point with asphalt. Finally, were proposed some improvements to the points like the location of more trees to offer shade that could be an attractive to the use of that spaces.
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