Mais informações

FONTENELLE, Maria Aridenise Macena; HEINECK, Luiz Fernando Mahlmann. Desenvolvimento de competências didáticas dos gerentes de obras utilizando educação a distância. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A educação nas organizações tem sido discutida com frequência, tanto na academia quanto no setor produtivo. A necessidade de competência didática dos gerentes de obra e segurança atuarem como formadores não é recente, apenas está sendo mais exigida em função da competitividade empresarial. Este artigo apresenta um estudo nas áreas de segurança do trabalho, competências e aprendizagem a distância, com vistas a propor um modelo de oficina virtual para desenvolver competências didáticas com engenheiros de obras e técnicos de segurança do trabalho. A aplicação do modelo de desenvolvimento de competências pedagógicas dos profissionais citados proposto na metodologia foi realizado no período de agosto a dezembro de 2002, através de uma oficina virtual, utilizando o CADINET – ambiente de aprendizagem colaborativa – com sete engenheiros e um técnico de segurança do trabalho de cinco construtoras de Fortaleza, certificadas ou em processo de certificação em ISO 9000 e/ou PBQP-Habitat. A avaliação da pesquisa foi realizada considerando a participação dos alunos na oficina, de conteúdo e da oficina pelos participantes. O resultado geral da avaliação da oficina virtual apresentou como melhor e pior nota o item avaliação do facilitador e auto-avaliação respectivamente.

Abstract

Education in the organizations has been frequently discussed both in the academy and in the industry. Demand for didatic skills by managers of building works and safety is not recent, and in fact, it is increasing as a result of greater market competition. This paper presents a study on safety, capability and distance education, seeking an innovative model. It is comprised by a virtual office to develop pedagogical skills in Enginners and safety technicians in the field work. The model was applied during 5 months using the virtual office CADINET - environment of colaborativa learning - with seven Engineers and one safety technician of five building construction companies in Northeast Brazil. The companies were either certified or in certifing process for 9000 ISO and/or PBQP-Habitat. Research results considered learning process, syllabus and students evaluation. Research findings showed that lecturing and student self-evaluation had the best and the worst results, respectively.
-