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CHEMIN, Acylino Luiz. A estratégia de segmentação no mercado hoteleiro: subsídios para o ajuste de empreendimentos aos anseios dos viajantes de negócios na cidade de São Paulo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2005.
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Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a segmentação de mercado como forma de direcionar a utilização dos recursos das empresas na adequação de seus produtos a um tipo específico de cliente. Neste caso, a discussão está focada no ramo hoteleiro, no segmento do turismo de negócios. No Brasil, a oferta de unidades habitacionais tem crescido devido à diminuição das oscilações na conjuntura econômica e ao crescimento apresentado na última década. As diferentes necessidades e expectativas do turismo de negócios, quando comparadas às do turismo de lazer, geram uma necessidade de remodelação da oferta dos meios de hospedagem. O que se observa é que a estratégia adotada, muitas vezes, concentra-se na maximização de vendas de unidades habitacionais, ou na obtenção de recursos econômicos, ao invés de tentar satisfazer a um conjunto de necessidades específicas de determinado tipo de hóspede. Através de uma pesquisa de campo desenvolvida na cidade de São Paulo buscou-se reconhecer um comportamento de consumo no que se refere à hospedagem e analisar a percepção dos hóspedes quanto aos atributos oferecidos pelos hotéis. Este reconhecimento, além de parte integrante do processo de concepção dos empreendimentos, pode ser bastante útil para instruir os operadores quanto à adequação da oferta hoteleira.

Abstract

The objective of this article is to discuss market segmentation as a way to focus a company’s investments on adapting its products to a specific type of customer. The object of the discussion here is the business tourism segment within the hotel industry. In Brazil the offer of accommodation units has increased due to a more stable economic scenario and an increase in economic activities in the last decade. Comparing the various needs and expectations of business tourism to those of leisure tourism may bring about a need of remodeling offers of hotel accommodation. The strategy generally used is to concentrate on maximizing sales of hotel accommodation or to get economic resources instead of trying to meet a given type of guest’s specific needs. An exploration conducted in the city of São Paulo has tried to identify guests’ buying habits related to hotel accommodation and their perception of hotels’ characteristics. Such identification, in addition to being part of the process of creating projects, can also be rather useful to inform tourism operators about how adequate hotels’ offers are.
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