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OLIVEIRA, Gustavo Garcia de; SCHMITT, Carin Maria. Intercâmbio de informações no processo de projeto: simulação através de jogo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2005.
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Resumo

Na construção civil a variabilidade e a incerteza tornam os processos difíceis de planejar e controlar. A incerteza no intercâmbio de informações no processo de projeto é fruto da variabilidade de desempenho dos projetistas relacionada ao cumprimento dos prazos para realização das atividades e a qualidade das informações transmitidas. Neste sentido, no presente artigo é apresentado o processo de criação de uma atividade lúdica, ou seja, um jogo para simulação do intercâmbio de informações do processo de projeto. A partir do conceito de verossimilhança o objetivo foi suscitar a variabilidade e incerteza intrínsecas a comunicação e ao intercâmbio de informações entre os intervenientes de um processo de projeto. Este jogo foi desenvolvido para validar por meio de experimento através de simulações, a modelagem de ferramenta computacional de apoio ao trabalho da coordenação de projetos. Deste modo, foram definidas as estratégias e diretrizes necessárias para criação de um contexto correspondente a situações semelhantes de um processo de projeto, favoráveis ou não a coordenação de projetos, como, por exemplo, os atrasos dos projetistas. Como resultado, este jogo simula o comportamento dos projetistas e a necessidade de tomada de decisão pelos coordenadores de projeto.

Abstract

In civil construction, variability and uncertainty make processes difficult to be planned and controlled. The uncertainty in the exchange of information in the design process is due to the variability of designers´ performance, and this variability depends on the fulfillment of the terms for the development of activities and on the validity of the exchanged information. Therefore, according to the concept of verisimilitude, the objective was to arouse the variability as well as the uncertainty intrinsic to the communication and to the interchange of information among the members of a design process. In this way, this article presents the process of creation of a playful activity, that is to say, a game that aims to simulate the interchange of information during the design process. This game has been developed to validate, by means of experiments through simulations, the modeling of a computational tool that supports the design coordination work. By doing this, the necessary directives and strategies to create a context which was similar to one of a design process, were established. This context could be favourable or not to the design coordination. As a result, this game is capable of simulating the designers´ performance and the design coordinators´ capability of making decisions.
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