Mais informações

YAZBEK, Jorge Arnaldo Curi; SILVA, Sérgio Alfredo Rosa da; LIMA JUNIOR, João da Rocha. PMO (project management office): estudo de aplicação para empresas construtoras de obras de infra-estrutura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo aborda o emprego de Project Management Offices (PMO) como uma solução estrutural para atender a demandas por práticas sistêmicas e estávesi de gerenciamento de projetos no setor da Construção Civil Pesada. O trabalho propões e avalia através de um estudo de caso, os requisitos a serem atendidos por uma estrutura de um PMO orientado às necessidades deste setor da construção civil. Inicialmente é conduzida uma revisão bibliográfica com o objetivo de caracterizar um referencial teórico para os atributos de um PMO, complementado por uma análise dos dados obtidos em estudo de Benchmarking conduzido pelo Capítulo Rio de Janeiro do PMI/Brasil. A partir deste referencial é feita uma proposicão quanto aos requisitos a serem atendidos por um PMO voltado para a construção pesada.

Abstract

This article is about of Project Management Offices (PMO) as a structural soluction to conduct a systemic approach of project management practices in the sector of the Heavy Construction sector. This paper proposes and evaluates, through a case study, the requirements to be considered by a structure of a PMO orientated to the necessities of this sector of civil construction. Initially, was conducted a bibliographical revision with the objective to characterize a theoretical referential for the attributes of a PMO, complemented by a data analysis from the study of Benchmark leaded by Rio de Janeiro Chapter of the PMI/Brasil. According to this referential, a proposal was done to fulfill the requirement for a PMO directed to the Heavy Construction.
-