Mais informações

MIRON, Luciana Inês Gomes; LEITE, Fernanda Lustosa. O processo de desenvolvimento de concursos públicos de arquitetura e urbanismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 4., ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 2005, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2005.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 9
Índice h: 1  
Co-autores: 12

Resumo

Os concursos públicos de arquitetura e urbanismo têm uma longa história, a qual tem resultado no desenvolvimento de edificações e espaços de grande valor para a sociedade. Nos últimos anos, esse tipo de licitação tem adquirido uma renovada valorização no Brasil, se consolidando como uma forma de busca pela qualificação da arquitetura e dos espaços urbanos contemporâneos. Além dessas características de importância social, política e cultural, esses concursos também se constituem um rico objeto de estudo para as pesquisas que têm como foco a geração de valor no desenvolvimento de empreendimentos da construção. Nesse contexto, a geração de valor pode ser entendida como o atendimento dos requisitos dos principais clientes de um concurso (promotor, financiador, projetistas, usuários e sociedade em geral). O desenvolvimento de concursos, o qual equivale à fase de planejamento e concepção de um empreendimento, se apresenta como um processo bastante propício para a aplicação de conceitos e ferramentas de gestão. Dessa forma, o presente artigo busca trazer contribuições através do refinamento de um modelo descritivo do processo de desenvolvimento de concursos, identificando suas etapas, atividades, clientes e principais marcos. O referido modelo, foi desenvolvido a partir do estudo dos processos de concursos realizados nos últimos seis anos pela comissão de concursos do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Rio Grande do Sul.

Abstract

Public competitions in Architecture and Urbanism have a long history, which has resulted in the development of buildings and spaces of great value for society. In recent years, this type of contract has acquired renewed value in Brazil, consolidating itself as a new form of serching for qualified architecture and contemporary urban spaces. Besides these characteristics of social, political and cultural importance, these competitions are also a rich object of study for reseaches that are focused on value generation in the development of construction projects. In this context, value generation can be understood as the consideration of the main client’s (promoter, investors, designers, users and society as a whole) requirements. The development of a competition, which is similar to the planning and conception phase of a construction project, is a process for which it is possible to apply concepts and tools used in management. In this sense, this article’s main objective is to contribute to the refinement of the descriptive model of the development process of competitions, identifying its phases, activities, clients and main milestone. The model was developed from the study of processes of the public competitions carried out by the Competition’s Committee in the Brazilian Architect’s Institute (Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB), department of Rio Grande do Sul.
-