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PEREIRA, Fernando Oscar et al. Uma investigação sobre a consideração da iluminação natural nas diferentes etapas de projeto. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1471-1479.
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Resumo

A luz natural possui uma série de atributos que tornam vantajosa a sua integração no projeto arquitetônico. Pode-se destacar o fato de ser um recurso renovável e favorecer a eficiência energética no ambiente construído, mediante a redução no consumo de energia elétrica com iluminação artificial. Porém, a má qualidade nas condições de iluminação no interior dos ambientes indica a existência de barreiras que dificultam essa integração de modo satisfatório. O objetivo do presente trabalho é identificar estas barreiras e sua relação com as fases projetuais (partido geral, anteprojeto e detalhamento). Para tal foram analisadas as respostas de questionários aplicados junto a profissionais, professores e alunos de arquitetura. Pôde-se concluir que a principal barreira constitui-se na compreensão do fenômeno da luz natural no ambiente construído e dos aspectos a ele relacionados. O processo de aprendizagem mostra-se essencial, a fim de tornar clara a importância da luz natural como condicionante do projeto para os profissionais e levar à obtenção de resultados de qualidade na prática profissional.

Abstract

Daylighting has a series of attributes that confirms its usefulness in the architectural design. Apart from being a renewable resource it also favors the energy efficiency in the built environment, by the reduction of electric energy consumption with artificial illumination. However, the bad quality of the illumination conditions inside builings indicates the existence of barriers that hinder such integration in a satisfactory way. The objective of the present work is to identify those barriers and to stablish their relationship with the design phases (general party, project and detailing). To achieve this purpose, a survey was realized with professionals, students and teachers of architecture and the answers were carefully analysed. It could be concluded that the main barrier lies on the understanding of the phenomenon of the natural light and of the aspects related to it. The learning process is essential, in order to show to professionals the importance of daylighting as a design conditioning to obtain quality results in their professional practice.
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