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HARA, Américo; PEREIRA, Fernando Oscar. Adaptação às condições de iluminação natural: uma investigação da atitude do usuário sobre a iluminação artificial em salas de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007. p. 875-884.
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Resumo

Estudos recentes sugerem que as condições de iluminação no corredor influenciam na percepção do usuário e, dessa forma, na sua atitude sobre o sistema de iluminação artificial ao ingressar em um espaço. O objetivo é investigar a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial em ambientes escolares considerando sua adaptação visual às condições de iluminação no espaço de transição (corredor) e de permanência (sala de aula). A metodologia consistiu da caracterização das condições de iluminação no espaço de transição e de permanência por meio do levantamento de dados das iluminâncias vertical e horizontal, e da verificação do acionamento das lâmpadas no início da ocupação. A iluminância vertical caracteriza a quantidade de luz no plano da face do usuário e a iluminância horizontal foi medida no plano de trabalho. O acionamento do sistema de iluminação foi relacionado com as iluminâncias verticais e horizontais. Os resultados reforçam a idéia de que somente a iluminância no plano horizontal não explica satisfatoriamente a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação e que as condições de iluminação no espaço de transição podem influenciar a sua atitude também. O estudo conclui que a relação entre iluminância vertical e os espaços de transição e de permanência pode ser uma importante complementação para explicar a atitude do usuário.

Abstract

Recent studies suggest that lighting conditions in corridors can influence on visual perception of the users and, therefore, have effect on theirs attitude on manual control of artificial lighting when they enter in the room. The objective is to research user’s attitude on manual control of artificial lighting regading their visual adaptation to lighting levels in the corridors and the classrooms. The methodology consisted of the characterization of light conditions in corridors and in classrooms by means of vertical and horizontal illuminance; and the verification of the lights switched on at the begining of the occupation. Vertical illuminance indicates the quantity of light at user’s face, and the horizontal illuminance were taken at the working plan. The lights switched on occurrence was related to vertical and horizontal illuminance. The results indicate that horizontal illuminace can not explain satisfactorily the user’s attitude; moreover, light conditions in corridors have influence on too. The conclusion is that vertical illuminance can support to explain user’s attitude.
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