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NUNES, Maria Fernanda; ZEILMANN, Solange Maria. Uso de modelos em escala reduzida como ferramenta de ensino da iluminação natural. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 2299-2300.
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Resumo

Este artigo relata uma experiência de ensino na disciplina de Conforto Ambiental Luminoso, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UCS, onde foram utilizados modelos, em escala reduzida, como ferramenta de ensino e aprendizagem. Os modelos foram construídos com diferentes dispositivos externos de controle de luz natural, com objetivo de analisar a influência, desses elementos, através de medições de iluminância. A escolha, desses modelos de análise, foi fundamentada em exemplos apresentados por Fuller Moore (1985). Foram realizadas medições de iluminância interna, nas maquetes, e estabelecidos valores comparativos de iluminação, para cada dispositivo testado. Como principal resultado, observou-se um grande envolvimento e interesse dos alunos, durante o desenvolvimento do exercício.

Abstract

This paper describes a teaching experience in the undergraduate course Conforto Ambiental Luminoso at UCS Arquitetura e Urbanismo School. During such course, architectural models with different fenestration strategies of natural lighting control were used as a tool to study lighting. The choice of these models of analysis were based on the examples given by Fuller Moore (1985), where illuminance measures were used to establish comparative values of illumination for each fenestration tested. The results indicated great involvement and interest of the pupils in the exercise development.
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