Mais informações

PEDRINI, Aldomar et al. Abordagem didática de avaliação de conforto ambiental de edificaç~eos visando propostas de uso. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1436-1446.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 31 (Com arquivo PDF disponíveis: 15)
Citações: 26
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: Nenhum trabalho cadastrado(Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O artigo apresenta uma proposta de módulos didáticos de ensino de conforto ambiental voltados para a avaliação de edificações e integrada com outras disciplinas do semestre. Os módulos consistem de abordagens seqüenciais e de crescente complexidade, os quais envolvem avaliação de estratégias bioclimáticas, de transmitâncias térmicas, de conforto térmico, de ventilação natural, de paisagismo, de proteção solar e de conforto luminoso. Com base nos resultados, os alunos propõem formas de recuperação e de revitalização dos espaços, que são temas abordados nas outras disciplinas. As abordagens têm sido experienciadas por dois semestres e o resultados são promissores.

Abstract

This paper describes a method of teaching environmental comfort and building thermal performance based on didactic modules and integrated with other subjects of the semester. The method consists of sequential approaches with increasing complexity. It concerns bioclimatic strategies, thermal transmittance, thermal comfort, natural ventilation, sustainable landscape, solar shading and lighting comfort. The results support other subjects concerning historic preservation and design. The method has been tested for two semesters and the results are promising.
-