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COSTA, Dayana; FORMOSO, Carlos; LANTELME, Elvira Maria. Desenvolvimento de processo de aprendizagem colaborativa visando à melhoria de desempenho em empresas de construção. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 5., 2007, Campinas. Anais… Campinas: ANTAC, 2007.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 58 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 59
Índice h: 5  
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 27
Índice h: 4  
Co-autores: 46

Resumo

Recentemente, os processos de benchmarking e medição de desempenho vêm sendo utilizados no setor da construção como um mecanismo para promover a troca e a difusão de boas práticas entre grupos de empresas e, como conseqüência, atingir melhorias de desempenho. Entretanto, o entendimento de como essas práticas são difundidas e adaptadas, e a apresentação de evidências quanto aos reais benefícios obtidos nas organizações nesses processos vem sendo pouco explorado pela academia. Este artigo descreve um processo colaborativo entre empresas visando ao desenvolvimento de um sistema de medição de desempenho para comparação, denominado de processo de benchmarking colaborativo. Este processo foi desenvolvido durante 2 anos em um grupo de 20 empresas de construção da Grande Porto Alegre-RS, denominado de Clube de Benchmarking. Os resultados são apresentados através da descrição deste processo colaborativo, destacando as lições aprendidas. Este artigo discute o papel deste clube, bem como os fatores que influenciam a aprendizagem colaborativa e as suas implicações para a aprendizagem da empresa. Este trabalho busca contribuir para o desenvolvimento grupos de benchmarking colaborativo entre empresas de construção visando a facilitar a troca de práticas e aprendizagem das mesmas, bem como a identificação dos potenciais benefícios a serem atingidos pelas empresas.

Abstract

Recently, performance measurement process and benchmarking have been used in the construction sector to promote the exchange and transfer of good practices between groups of companies in order to achieve performance improvement. However, the understanding of how these good practices are diffused and adopted, as well as the evidence about the real benefits achieved by the organisations regarding to performance improvement and learning have not been properly investigated. This paper describes a collaborative learning process aiming the development of a performance measurement system for benchmarking. This process was developed during 2 years in a group of 20 construction companies, called Benchmarking Club. The findings are presented through the description of this collaborative process, emphasising the lessons learned. This paper also discusses the role of this club, as well as the factors which influence the collaborative learning and the impact in the learning of the organisations. This study contributes to a better understanding about how to develop collaborative groups between construction companies aiming to facilitate the exchange of practice and their learning. Also, it contributes to a better understanding about the potential benefits for companies in participating in such an initiative.
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