Mais informações

OLIVEIRA, Mônica Maria; MACEDO, Ilanna Paula. Uma metodologia de ensino de conforto ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 1368-1377.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 23 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 129
Índice h: 6  
Co-autores: 166

Resumo

O presente trabalho consta de um relato a respeito da metodologia de ensino da disciplina de conforto ambiental 01, que vem sendo desenvolvida nos últimos anos no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O processo de integração e o uso de ferramentas computacionais têm facilitado o aprendizado e permitido o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos com excelentes resultados. O trabalho integrado, exemplo da aplicação da referida metodologia, realizado no quarto período do Curso, cujo tema é “O homem e o Meio Ambiente”, envolve as disciplina de: conforto ambiental 01, Fundamentos Sociais e Ambientais-03, Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo 02, Psicologia Ambiental e Projeto de Arquitetura 02. Apenas será relatada a experiência da disciplina de conforto ambiental 01. Na primeira unidade os conteúdos ministrados dão subsídio ao aluno para a realização da caracterização ambiental da área de estudo. Na segunda unidade se trabalha a geometria da insolação, dando ao aluno suporte para o entendimento da influência do entorno e da volumetria da proposta desenvolvida na disciplina de Projeto de Arquitetura 02. E na terceira unidade são desenvolvidos estudos de proteção solar.

Abstract

The article describes the methodology for environmental comfort teaching, concerning the Comfort 1 subject, which has been in development for the last years in the Department of Architecture and Urbanism, at the Federal University of Rio Grande do Norte. The integration of subjects and the use of energy tools had contributed to the learning process and had successfully allowed the development of academic production. The first unit of the subject Comfort 1 supports the environmental assessment of the studied area. The second unit focuses on the insolation geometry, and highlights the influence of the surroundings and the volumetry. The third unit emphasizes the study of solar protection.
-