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SANTOS, Joaquim Cesar; LAZZAROTTO, Nébora. Avaliação do conforto térmico de estudantes do ensino fundamental na região noroeste do RS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., ENCONTRO LATINO AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 5., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007. p. 1038-1046.
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Resumo

Pesquisas em laboratório embasaram os estudos de conforto térmico a partir do balanço de calor entre o corpo e o meio. A normalização é baseada em tais formulações e em estudos de campo. Este trabalho objetivou verificar a aplicabilidade dos modelos normalizados para a avaliação de conforto térmico de crianças em atividade escolar, pois na infância a taxa metabólica é mais elevada do que na idade adulta, sendo esta variável atuante no equilíbrio térmico. A fim de considerar esta diferenciação, adotou-se um procedimento capaz de predizer com aproximação a taxa metabólica a partir de características pessoais e nível de atividade. As pesquisas foram realizadas em salas de aula com alunos de escolas de Ijuí (RS). Foram coletadas as variáveis ambientais e pessoais, bem como as sensações e preferências térmicas das crianças. Efetuou-se análises descritivas e comparativas entre os resultados e os índices calculados segundo os modelos normalizados. Concluiu-se que existe a tendência de as crianças sentirem mais calor do que o modelo PMV estima. Observou-se que o modelo adaptativo mostrou-se satisfatório para avaliação em dias quentes, contudo não avalia com precisão a atuação da vestimenta em dias frios, a qual estende o intervalo de conforto para temperaturas mais baixas.

Abstract

Researches developed studies of thermal comfort from the theory of the alternation of heat between the body and the environment. The normalization of thermal comfort is based on such formulations and in the field studies. This present work made an effort to verify the applicability of the normalized models for the evaluation of the real conditions of children's thermal comfort in school activity, therefore in infancy the metabolic rate is higher than in the adult age, being this a personal active variable in the thermal balance. In order to consider this differentiation, a calculation procedure was adopted capable to predict the total metabolic rate starting from personal characteristic and activity level. The researches were accomplished at classroom with students of schools of Ijuí (RS).The environmental and personal variables were collected as well as the sensations and the occupants' thermal preferences. Descriptive and comparative analyses were accomplished between the gathered data and the normalized models. The work concludes the children's tendency exists to feel more heat than the model esteem. Also the adaptive model it was shown satisfactory for evaluation in days of heat, however doesn't appreciate accurately the performance of the garment, which extends the comfort interval for lower temperatures.
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