Mais informações

Graça, Valeria; BUDA, José Francisco; PETRECHE, João Roberto. O ensino de projeto considerando-se a metodologia axiomática para a integração de conforto ambietal. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8., ENCONTRO LATINO-AMERICANO SOBRE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 4., 2005, Maceió. Anais… Maceió: ANTAC, 2005. p. 838-847.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de ensino no curso de Tecnologia de Planejamento e Gestão de Empreendimentos na Construção Civil, na disciplina de Projeto de Construção Civil 2, ministrada no CEFET-SP. O objetivo desta disciplina é de que o aluno possa identificar soluções de projeto para o conforto térmico, para o conforto luminoso, para o conforto acústico, para o conforto funcional, para a estrutura, para hidráulica e elétrica, de modo a considerar o gerenciamento de informações dos diversos campos de estudo e dos profissionais envolvidos. Para tal, a classe foi dividida em cinco grupos (térmico, luminoso, acústico, funcional e estrutura, hidráulica e elétrica) e elaborou um único projeto considerando a metodologia de projeto axiomático. Os resultados se mostraram interessantes uma vez que despertou nos alunos a importância do conforto ambiental e do gerenciamento de equipes.

Abstract

This work presents an experience of education in the course of Technology of Planning and Management of Enterprises in the Civil Construction, in discipline of Project of Civil Construction 2, given in the CEFET-SP. The objectives of this discipline are that the student can identify design solutions for thermal, luminous, acoustic and functional comfort even solutions for the structure, electric and hydraulic, in order to consider the management of information of the diverse fields of study and the involved professionals. For such, the classroom was divided in five groups (thermal, luminous, acoustic, functional and structure, electric hydraulic) and elaborated one project considering the methodology of axiomatic design. The results were interesting because showed to students the importance of the environmental comfort and the management of teams.
-